sexta-feira, 30 de maio de 2014

PENTECOSTES NO VATICANO – Dia 8 de junho, Papa Francisco, Presidentes da Palestina e de Israel a rezarão juntos em favor da paz

Oração pela Paz no Oriente Médio


 
 
 
 
Em Belém, ao término da Santa Missa – dia 25.05.2014, na Praça da Manjedoura, diante da Basílica da Natividade, o Santo Padre rezou a oração pós-pascal do Regina Coeli, com a multidão de fiéis presentes. Antes da oração, o Santo Padre foi muito aplaudido, causando grande comoção, ao fazer o seguinte convite ao Presidente de Israel e ao Presidente da Palestina: Neste Lugar, onde nasceu o Príncipe da Paz, desejo fazer um convite ao senhor, Presidente Mahmoud Abbas, e ao senhor, Presidente Shimon Peres, a elevarem, junto comigo, uma intensa oração, implorando de Deus o dom da paz. Ofereço a minaha casa, no Vaticano, para hospedar este encontro de oração. Construir a paz é difícil, mas viver sem paz é um tormento! Todos os homens e mulheres desta Terra e do mundo inteiro nos pedem para apresentarmos a Deus o seu ardente desejo de paz..

A seguir, dirigindo-se a Maria Santíssima, Papa Francisco, falou que em Belém, ela deu à luz o seu filho Jesus. A Virgem, mais do que ninguém, contemplou Deus no rosto humano de Jesus. Ajudada por São José, ela o envolveu em panos e o reclinou em uma manjedoura. Por isso, o Papa recorreu à sua proteção e a ela fez o seguinte ato de consagração: A Ela confiamos este território e todos aqueles que nele habitam, para que possam viver na justiça, na paz e na fraternidade. Confiamos também os peregrinos que vêm aqui haurir nas fontes da fé cristã. Velai, ó Maria, pelas famílias, os jovens, os idosos; velai por aqueles que perderam a fé e a esperança; confortai os doentes, os encarcerados e os atribulados; sustentai os Pastores e toda a comunidade dos fiéis para que sejam «sal e luz» nesta Terra bendita”. Contemplando a Sagrada Família, Roma dirigiu seu pensamento espontâneo a Nazaré, onde espera poder ir, se Deus quiser, numa próxima ocasião. E, da Praça da Manjedoura, o Papa enviou seu abraço fraterno aos fiéis cristãos, que vivem na Galileia, expressando seu apreço pela criação, em Nazaré, do Centro Internacional para a Família. Por fim, à Virgem Santa, o Pontífice confiou os destinos da humanidade, para que, no mundo, possam se abrir horizontes novos e promissores de fraternidade, solidariedade e paz. Ao término da oração pascal do Regina Coeli, o Papa Francisco se dirigiu ao vizinho Convento dos Franciscanos, situado ao lado da Basílica da Natividade, em Belém, onde almoçou com algumas famílias e indigentes.

Na última quinta-feira, dia 29 de maio, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o encontro de oração pela paz – do Papa Francisco com os Presidentes de Israel, Shimon Peres e da Palestina, Mahmoud Abbas, terá lugar na tarde de domingo, 8 de junho, DIA DE PENTECOSTES, no Vaticano.

A data foi aceita pelas duas partes. Lembramos que após o convite para rezar juntos pela paz no Oriente Médio,  no vôo de volta de Tel Aviv, o Papa Francisco havia falado aos jornalistas sobre o significado de sua iniciativa: “Será um encontro de oração. Não será um encontro para fazer uma mediação ou buscar soluções, não! Nos reuniremos para rezar, somente. E depois, cada um volta para sua casa. Mas eu acredito que a oração seja importante, e rezar juntos sem fazer discussões de outro tipo, isto ajuda”. E ainda, falando sobre a inspiração para este encontro, Francisco explicou que “ele era pensado para ser realizado lá, mas existiam tantos problemas logísticos, tantos, pois eles devem considerar o território onde se fazer e não é fácil. Por isto, se pensava a uma reunião....mas no final, saiu este convite, que espero, saia tudo bem”.

Desde já, nos uniremos em oração (coloquemos esta intenção na NOVENA DE PENTECOSTES, iniciando hoje) para que a realização dessa iniciativa, inspirada por Deus ao Santo Padre, alcance negociações de paz, a partir da convergência das três religiões monoteístas: cristã, judaica e muçulmana.

Deus vos abençoe Papa Francisco! Conte com as orações de toda a Igreja que hoje inicia sua NOVENA DE PENTECOSTES1

Estela Márcia

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário