sábado, 31 de maio de 2014

A Profecia da Santíssima Virgem Maria na Visitação à Isabel


“Dai louvores ao Senhor, invocai seu Santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”(Diz o salmo 12)
         A Sagrada Liturgia, neste dia, celebra a visitação de Maria a sua prima Isabel. Muito temos a aprender com a Santíssima Virgem nesta 'visitação', afinal o que aconteceu na sua vida ela quis comunicar ao próximo. Recordamos que o anjo ao visitá-la, a saudou "Ave Cheia de Graça o Senhor é contigo". Diante desta saudação e de todo o diálogo divino que se esclareceu em sua vida, prontamente Maria se declarou ao Senhor com o seu "Fiat": "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra". Muitos são os ensinamentos. Muitas são as lições para aprendermos e vivermos. Nas atitudes de Fé e Amor a Deus, de confiança na sua Palavra e de serviço ao irmão. Nesta meditação encontramos o manual das lições de vida cristã. As lições da visitação revelam-se na caridade e serviço, na fé e na confiança da Virgem Maria, nas saudações imediatas de Santa Isabel à Mãe do Senhor, mas sobretudo, no Cântico Profético de Louvor e Bendição a Deus proferido pela Virgem Maria.  
 
A prontidão da Virgem Maria se estende à nobre visitação. Visitação que fez-se 'cumprir o que da parte do Senhor se tinha dito', como exclamou Isabel, logo que João Batista - a criança, lhe estremeceu no ventre com sua presença 'plena do Espírito Santo', pois ali estava a Mãe de Deus com seu próprio Filho à visitá-la (conf. Lc 1,42-45). Percebemos então que a Mãe do Senhor, acreditou, aceitou, disse sim, e foi ao encontro de quem precisava. Repleta do Espírito Santo foi levar essa doce presença a Isabel. Acolhida a maternidade no seu próprio ventre, foi confirmar as Graças no ventre de Isabel,  "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo". (Lc 1,41) Ao recebermos as graças de Deus em nossas vidas, precisamos nos colocar a serviço dos irmãos. Aprender com a Virgem Maria o serviço ao irmão, é o primeiro ensinamento que gostaríamos de destacar nesta meditação. 
         "Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. (Lc 1,45) A inspiração de Isabel confirma a fé de Maria, e nos ensina que acreditar nas promessas de Deus é muito mais que dizê-la, é frutificá-la em boas ações, é permitir-se ser e fazer a vontade de Deus. A fé como dom recebido no batismo, permiti-nos avançar para além daquilo que as nossas misérias puramente humanas nos conduzem. A partir deste precioso dom, Maria avançou, prosseguiu no caminho que Deus esperava dela, encontrando-se com quem precisava ter sua missão confirmada por Deus, através de seu Espírito Santo. Também em nós, a fé precisa nos conduzir e nos sustentar no dia-a-dia, seja nos caminhos felizes, seja nos caminhos difíceis, muitas vezes tortuosos. A fé provada é fortalecida por Deus. A fé fortalecida por Deus se renova e produz frutos de alegria e esperança, de confiança e amor, de salvação e ... e de eternidade.
         Cantar com a Virgem Maria as maravilhas do Senhor, todos os dias, é o grande ensinamento da Igreja - nas Vésperas do Ofício Divino. São lições da Virgem Maria. Pois torna-se plenamente compreensível, o Cântico Profético do Espírito Santo na alma e na oração da Virgem Maria que, numa alegria profunda louva e bendiz ao Senhor por tudo o que Ele lhe fez, mas que já se traduzia, naquele instante, numa profecia de misericórdia, bênçãos e graças para 'todas as gerações'. Misericórdia do Todo-Poderoso para todos os que crêem, e que se atualiza na vida dos que a Ele se confiam. E também, para todos os que a Ele chegam por meio da escolhida para ser a Mãe do seu Unigênito Filho.
            Com a 'Ave Cheia de Graça', a 'Mãe do meu Senhor' assim rezamos (cantamos): “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. (Lc 1,46-56)
            Nossa Senhora da Visitação, visitai-nos sempre! ... visitai a toda Igreja! ... rogai por nós! ... e a todos os que amamos!

Estela Márcia

Um comentário:

  1. "Bem aventurada aquela que acreditou, pois será realizado tudo o que lhe foi dito da parte do Senhor!" (Lc1,45)
    :-)

    ResponderExcluir