domingo, 16 de setembro de 2012

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo..."

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la." (Mc 8-34-35)

Seguir a Jesus é um ato deliberado da vontade e do desejo de estar perto de Deus. Mas o seguimento propõe mudança de vida, mudança de vista, mudança de gostos e opções, é uma "metanóia", mudança de mentalidade, mudança total.
            É inadmissível que o seguidor de Jesus Cristo compactue com as hipocrisias que o mundo vive impondo. É irreal pensar que um seguidor de Jesus Cristo ceda aos apelos dos meios de comunicação que teimam em impor valores contra a família, contra a honestidade e a verdade. É um contravalor. É um contratestemunho, imaginar um cristão que ultraja a sua fé a partir das conformidades com o paganismo das músicas erotizadas, e muitas vezes satânicas.
            "Renuncie a si mesmo ..." significa estar preparando-se a todo instante para analisar as opções que lhes são apresentadas. A todo instante recebemos apelos para sermos avarentos, orgulhosos, soberbos, e mentirosos, sem falar obviamente que, estamos sendo treinados para a acomodação e a preguiça, então a "cruz" para seguir a Jesus a partir das renúncias jamais será abraçada.                        
            O comer, o vestir, o ter, o comprar ... vão dando espaço, cada vez maior, na gulodice dos nossos dias. E tudo contribuindo para uma disputa nervosa que acaba com os bravos valores da paciência e da compreensão, gerando uma relação cada vez mais irascível. É o trânsito caótico que descortina um amontoado de pessoas sem paciência, sem cortesia e sem respeito. O amor vai dando lugar ao ódio, nas ruas, nas praças, nos convícios humanos, e infelizmente, começando nas famílias. É a cultura da morte, chega a ser caótico, dramático e anticristão. E nos perguntamos o que fazer.
            Incansavelmente, o Senhor Jesus renova todos os dias a sua Boa Nova. O Senhor nos convida a lermos, meditarmos, contemplarmos e colocarmos em prática a sua PALAVRA. Ele deseja que mudemos as nossas escolhas. Ele nos propõe novas opções. Suas opções estão baseadas no amor e na fidelidade aos seus ensinamentos, no "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".
           Muito propícia, neste domingo de setembro, estarmos refletindo sobre a importância do seguimento de Jesus. É uma contraproposta para tudo o que estamos vendo, ouvindo e vivendo. É um convite para aprofundarmos a cultura da vida. É uma proposta para deixarmos os "vícios capitais" - Vícios que dão origem a outros vícios cada vez piores, para abraçarmos as "virtudes cardeais" - Virtudes que nos fazem cuidar bem dos que estão ao nosso redor, a começar de nós mesmos, é claro.
            Parece incoerente falar de Cruz e de Amor na mesma medida, mas ao contrário, é falar de entrega, de doação, de renúncia das próprias vontades, de cuidado com o outro, de gentilezas e amizades que só na meditação da Cruz de Cristo encontraremos ensinamento. É aí. É na Cruz que todos os males que estamos padecendo encontram suas explicações. É na Cruz de Cristo que está o complemento de vida que o cristão precisa para ser feliz. É abraçando a sua, a nossa Cruz - problemas, dificuldades e limites, e olhando fixo para a Cruz de Cristo, que todos nós conseguiremos renunciar aos valores do mundo para abraçarmos os valores do Céu.
            Deus nos abençoe e nos ensine a abraçar a Cruz de Cristo, renunciar a nós mesmos e segui-Lo.
                                                                            Estela Márcia. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário