Uma síntese da relação entre a Bíblia e a Tradição Divina em perguntas e respostas
O que é a Revelação?
· A revelação é a manifestação que Deus fez aos homens de Si mesmo e daquelas outras verdades necessárias ou convenientes para a salvação eterna.
Onde se encontra a Revelação?
· A Revelação - também chamada Doutrina cristã ou Depósito da fé- encontra-se na Sagrada Escritura e na Tradição.
A quem foi confiada a Revelação?
· Jesus Cristo confiou a Revelação à Igreja Católica.
· Por meio de seus Apóstolos, portanto, só a Igreja tem autoridade para custodiá-la, ensiná-la e interpretá-la sem erro.
O que é a Sagrada Escritura?
· A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus posta por escrito sob a inspiração do Espírito Santo.
· O conjunto dos livros inspirados é chamado Bíblia.
O que é a Tradição?
· A Tradição é a Palavra de Deus não contida na Bíblia, e sim transmitida por Jesus Cristo aos Apóstolos e por estes à Igreja.
· Os ensinamentos da Tradição estão contidos nos Símbolos ou Profissões de fé (por exemplo, o Credo), nos documentos dos Concílios, nos escritos dos Santos Padres da Igreja e nos ritos da Sagrada Liturgia.
Quem é o Autor da Bíblia?
· O Autor principal da Bíblia é Deus.
· O autor secundário ou instrumental da Bíblia é o escritor sagrado ou hagiógrafo. Por exemplo, Moisés, o profeta Isaías, São Mateus, São Paulo etc.
O que é a Inspiração bíblica?
· A inspiração bíblica é uma graça específica que o Espírito Santo concede, pela qual o escritor sagrado é movido a colocar por escrito as coisas que Deus quer comunicar aos demais homens.
Quais são as propriedades da Bíblia?
· As propriedades da Bíblia são:
· A Unidade entre o Antigo e o Novo Testamento, e entre todas as partes de todos os livros. A Infalibilidade (não contém erros no que compete à nossa salvação) e a Veracidade (contém as verdades necessárias para nossa salvação).
· A Santidade (procede de Deus, ensina uma doutrina e nos conduz à santidade).
Como a Bíblia é dividida?
· A Bíblia se divide em duas partes: Antigo e Novo Testamento.
· Por sua vez os livros do Antigo e Novo Testamentos se dividem em: livros históricos, didáticos e proféticos.
· E cada livro é dividido em capítulos e versículos.
O que o Antigo Testamento contém?
· O Antigo Testamento contém os livros inspirados escritos antes da vinda de Jesus Cristo. São 46 livros.
· Os livros históricos do Antigo Testamento são 21: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio (que formam o Pentateuco), Josué, Juízes, Rute, I e II Crônicas, I e II Esdras (o 2º chamado também Neemias), Tobias, Judite, Ester, I e II Macabeus.
· Os livros didáticos do Antigo Testamento são 7: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico.
· Os livros proféticos do Antigo Testamento são 18: Os quatro Profetas Maiores: Isaías, Jeremias (com Lamentações e Baruc), Ezequiel, Daniel, e os doze Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
O que o Novo Testamento contém?
· O Novo Testamento contém os livros inspirados escritos depois da vinda de Jesus Cristo. São 27 livros.
· Os livros históricos do Novo Testamento são 5: Os quatro Evangelhos (segundo São Mateus, São Marcos, São Lucas, São João) e os Atos dos Apóstolos.
· Os livros didáticos do Novo Testamento são 21: As 14 Epístolas ou Cartas de São Paulo: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemôn e Hebreus.
· As 7 Epístolas ou Cartas chamadas católicas são: I e II de São Pedro: I, II e III de São João, a de Tiago e a de São Judas.
· O único livro profético do Novo Testamento é o Apocalipse de São João.
O que é o Cânon bíblico?
· O Cânon bíblico é o catálogo dos setenta e três livros do Antigo e do Novo Testamentos que formam a Bíblia e que a Igreja declarou como divinamente inspirados.
Em que período foi escrita a Bíblia?
· Os livros do Antigo Testamento foram escritos entre o século XV e II antes de Cristo (a.C.).
· Os livros do Novo testamento foram escritos na segunda metade do século I.
· Os Livros Sagrados foram escritos em princípio em papiro e mais tarde em pergaminho. O papiro é uma planta que abunda no Egito, o pergaminho é uma pele de cabrito que permite escrever nas duas faces.
· Originalmente a Bíblia estava em rolos, quer dizer, longas faixas de papiro ou de pele unida nas extremidades a dois bastões em torno a um dos quais girava.
O que é a Hermenêutica bíblica?
· A Hermenêutica bíblica é a ciência que trata das normas para interpretar retamente os Livros Sagrados.
· A Igreja Católica é a única capacitada para interpretar autenticamente (com pleno direito e sem possibilidade de errar) a Sagrada Escritura porque Deus confiou somente a Ela a missão de guardar, ensinar e esclarecer aos fiéis sua Palavra.
Quais outras Bíblias existem?
· Além da Bíblia Católica, que é a única completa e verdadeira, existem:
· a Bíblia Hebraica e as Bíblias protestantes.
· A Bíblia Hebraica contém somente (39) trinta e nove livros do Antigo Testamento. Portanto, rejeitam sete livros do Antigo Testamento e todos os do Novo Testamento que formam a Bíblia Católica.
· A Bíblia Protestante.
1. Os protestantes admitem somente a "livre interpretação" quer dizer, que cada um dever ler e interpretar a Bíblia à sua maneira, sem necessidade de submeter-se à autoridade da Igreja.
2. Suprimiram alguns livros que estão na Bíblia Católica; além dos livros que conservam, modificam algumas palavras para apoiar suas idéias errôneas.
3. Carecem de notas e comentários, não têm aprovação da autoridade da Igreja;
4. São editadas pelas "Sociedades Bíblicas", algumas dizem: "Versão do original realizado por Cipriano de Valera e C. Reyna"; a maioria delas suprime vários livros do Antigo Testamento (Sabedoria, Judite, Tobias, Eclesiástico, I e II Macabeus, entre outros) e algumas também suprimem livros do Novo (Epístolas de Tiago, de São Pedro e de São João)
Qualquer Bíblia pode ser lida?
· Não.
· Porque pode conter erros doutrinais ou morais.
· Também para evitar esses erros, um católico só deve ler Bíblias com notas e explicações aprovadas pela Igreja Católica, quer dizer, que tenham "Nihil Obstat" e "Imprimatur".
Como e porque ler a Bíblia?
· A Igreja recomenda e a leitura da Bíblia porque é alimento constante para a vida da alma;
· Porque produz frutos de santidade, é fonte de oração, grande ajuda para o ensinamento da doutrina cristã e para a pregação.
· À luz dos ensinamentos da Igreja, a Bíblia nos permite conhecer o modo de salvar-nos e reconciliar-nos, e isso só pode se dar conhecendo, amando e encarnando a vida de Jesus Cristo.
· O Concílio Vaticano II "exorta a todos os fiéis com insistência a que, pela freqüente leitura das Escrituras, aprendam a ciência eminente de Cristo" (Constituição Dei Verbum, n. 25).
- «A carne do Senhor é verdadeiro alimento, e o seu sangue verdadeira bebida; tal é o verdadeiro bem que nos está reservado na vida presente: nutrirmo-nos da sua carne e beber o seu sangue, não só na Eucaristia mas também na leitura da Sagrada Escritura. De facto, verdadeiro alimento e verdadeira bebida é a Palavra de Deus que se absorve do conhecimento das Escrituras»: São Jerónimo, Commentarius in Ecclesiasten, III: PL 23, 1092 A.
· São Jerônimo diz "Leia com muita freqüência as divinas Escrituras; e mais, nunca abandone a leitura sagrada".
· As disposições que se devem ter para ler e estudar a Bíblia são: fé e amor à Palavra de Deus, reta intenção, piedade e humildade para aceitar o que Deus diz.
· É recomendável ler os Evangelhos diariamente durante alguns minutos.
- O Sínodo da Palavra de Deus em setembro de 2010 “insistiu repetidamente sobre a exigência de uma abordagem orante do texto sagrado como elemento fundamental da vida espiritual de todo o fiel, nos diversos ministérios e estados de vida, com particular referência à lectio divina”.(VERBUN DOMINI, II PARTE-VERBUM IN ECCLESIA/A palavra de Deus na vida eclesial)
- «Dedica-te à lectio das divinas Escrituras; aplica-te a isto com perseverança. Empenha-te na lectio com a intenção de crer e agradar a Deus. Se durante a lectio te encontras diante de uma porta fechada, bate e ser-te-á aberta por aquele guardião de que falou Jesus: “O guardião abrir-lha-á”. Aplicando-te assim à lectio divina, procura com lealdade e inabalável confiança em Deus o sentido das Escrituras divinas, que nelas amplamente se encerra. Mas não deves contentar-te com bater e procurar; para compreender as coisas de Deus, tens necessidade absoluta da oratio. Precisamente para nos exortar a ela é que o Salvador não se limitou a dizer: “procurai e encontrareis” e “batei e ser-vos-á aberto”, mas acrescentou: “pedi e recebereis”» (Orígenes, Epistola ad Gregorium, 3: PG 11, 92./ ”.(VERBUN DOMINI, II PARTE-VERBUM IN ECCLESIA/A palavra de Deus na vida eclesial)
Nenhum comentário:
Postar um comentário