sábado, 8 de setembro de 2012

A Palavra de Deus no nascimento de Maria Santíssima

“... E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.” (Rm 8,30)

                Ao festejar hoje o nascimento de Nossa Senhora - ou seja, a chamada Natividade de Maria, a Igreja nos conduz a meditação da Carta aos Romanos, onde São Paulo nos confirma que deus predestina, chama, justifica e glorifica aos seus escolhidos. Então, a Palavra do Senhor se cumpre em Maria com toda a propriedade que ela contém. Por isso, é próprio que comemoremos o nascimento, a anunciação, as devoções, bem como todos os dogmas referentes à Filha, Mãe e Esposa de Deus.
                As leituras dos Evangelhos de Mateus e Lucas preocupam-se com as origens de Jesus, e, conseqüentemente, as origens de Maria. A título de ratificação, ou melhor, de confirmação, percebemos que ao receberem a visita do anjo Gabriel, tanto Maria (em Lucas 1,26s), quanto José (em Mateus 1,23s), tiveram reações muito semelhantes, admiração, preocupação e questionamentos, porém, aos dois o anjo encorajou, Não temas”.
            À Maria, não temas, pois encontraste Graça da parte do Senhor...”, e a José, “... não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Não temer é não ter medo de crer, de confiar, de arriscar, é ir em busca, é ir ao encontro do que desejamos e sonhamos, sem preocupações, sem dúvidas das providências do Senhor, acreditando que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”. (Rm 8,29)
         Glorifiquemos a Deus com e como Maria Santíssima cantando o Magnificat em todos os dias de nossas vidas, a fim de que possamos com ela ser cumulados das Graças do Espírito Santo. E assim proclamarmos, “... O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu Nome”:

46. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,
47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
49. porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
50. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
51. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
52. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.  
53. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
54. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
55. conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.

         Rezemos com a Igreja “sem temer” - neste dia da Natividade de N. Senhora, e peçamos que tenhamos um novo nascimento, no Espírito de Deus, e que, Maria nos ensine a viver a humildade, a obediência e a confiança em Deus. E que o Deus do “impossível”, o Deus que operou maravilhas em seu favor, cumpra em nós o Seu querer, e, tudo o que nos for prometido. AMÉM!
         Nossa Senhora da Natividade, rogai por nós!
Estela Márcia

        
        



             

Nenhum comentário:

Postar um comentário