segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Palavra de Deus nos torna mais generosos

            Somos chamados a abrir os ouvidos generosos e solícitos para com a Palavra de Deus, quando ouvimos o Senhor Jesus nos dizer: “...prestai atenção à maneira como vós ouvis!” (Lc 8,18), porque muito mais que uma chamada de atenção, o senhor está nos chamando ao compromisso e à responsabilidade com aquilo que Ele nos concede como dom gratuito.
            O fato de estarmos na Igreja não significa muito quando o “estar” tenha como sentido apenas a presença física. Na verdade, o “estarmos na Igreja” implica num testemunho a Deus e aos irmãos de tudo aquilo que a Sua Palavra Inspirada e Revelada nos conduz. Nos perguntariam: E o que então a Palavra de Deus nos conduz? Vai nos ensinar o Livro de Provérbios: “Meu filho, não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. (...) Não trames o mal contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança. Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum!” (3,27.29-30) É isso mesmo, a Palavra de Deus nos leva a prática do bem, ao serviço aos irmãos e ao discernimento ante as mais simples situações e decisões do dia-a-dia. E ainda: Temos uma bússola que nos levará à felicidade eterna? Sim, a Palavra de Deus é como uma bússola que nos aponta para o Céu enquanto ainda estamos nesta terra. E se queremos uma eternidade bem-aventurada precisamos estar sendo preparados no hoje de nossas vidas.
De maneira potencial já está em nós aquilo de que Deus espera que realizamos. Basta que queiramos aperfeiçoá-los, são os Dons recebidos no Batismo. Se o Espírito de Deus colocou em nós as admiráveis disposições que são os sete Dons - Ciência, Conselho, Entendimento, Sabedoria, Piedade, Fortaleza, Temor de Deus, foi para que déssemos Frutos. "Eu vos escolhi e vos destinei para que vades e deis Frutos, e o vosso fruto permaneça" (Jo 15,16), disse Jesus a seus apóstolos. Esse fruto será tanto mais abundante e saboroso quanto mais docilmente o ramo se deixar podar e limpar pelo Vinhateiro Divino (Jesus), aceitando generosamente os pedidos que Ele nos fizer.
A Igreja nos ensina “Quanto mais o homem se dá a Deus sem cálculo, tanto mais Deus se revela ao homem sem medida. Se o homem se limita, deus se retira e deixa de fala.[1]
            Que o Senhor abençoe os nossos propósitos de generosidade e crescimento do serviço aos irmãos!
            N.Sra. da Mercês, rogai por nós!

Estela Márcia




[1]Introdução exegética do evangelho.2ªfeira.25ªSemana.Tempo Comum.Missal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário