terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sedes robustecido pelo Espírito de Cristo!

           Estamos sendo exortados por São Paulo, nestes últimos dias, a vivermos o vínculo do amor e da paz na solicitude de uns para com os outros na liturgia diária.

A riqueza do Amor de Deus está sendo para nós apresentada por ele a título de exortação e formação de nosso ser interior, que por diversos motivos, tendemos ao esvaziamento interior e começamos a viver sem a medida necessária para sermos dignos cristãos. Diz-nos então, “Irmãos, eu dobro os joelhos diante do Pai, de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. Que ele vos conceda, segundo a riqueza de sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior, que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor (...)”. (Ef. 3,14-17) “Ser robustecidos por seu Espírito” é estar fortalecido, é estar corajosamente preparado interiormente para viver o amor de Cristo e para dar testemunho da verdade do Evangelho.
A proposta é infinitamente grande, ela supõe ‘largura, comprimento, altura e profundidade’ - mencionada nos versículos que se seguem -  jamais imaginada pelo ser puramente humano. Nesta exortação, São Paulo declara a superabundância do ‘Amor’ que prepara o cristão para atuar em nome de Cristo na Igreja e pela Igreja. E que precisamos de uma contínua preparação. Preparação que nos levará a ir de encontro ao caminho das virtudes com humildade e mansidão nas quais irão estreitando os vínculos fraternos a cada dia mais.
Necessitamos nos conscientizar de que a graça que o Espírito Santo nos concede para atingirmos a maturidade cristã em nosso interior irá permitir aos outros a experiência e o crescimento no Amor de Deus.
A exortação é também um chamado a um movimento novo de vida. Vida interior fortalecida para a vida exterior. Vida exterior que se traduz em amor real e prático, sentido e vivdo, experimentado e revelado.
Creiamos que só assim, movidos pelo Amor em todas as suas medidas e dimensões poderemos nos dignar a avançar no conhecimento de Cristo. Sendo parte de seu corpo e formado a partir de seu Espírito, Cristo espera de nós a multiplicação dos dons por Ele concedido a fim de fazê-Lo mais conhecido e amado. 
Assim, nos uniremos a São Paulo para declararmos aquilo que é o nosso grande anseio: “Motivados pelo amor queremos ater-nos à verdade e crescer em tudo até atingirmos aquele que é a Cabeça, Cristo”. (Ef 4,15)
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado! Amém!
Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário