domingo, 21 de outubro de 2012

Dilatemos a nossa alma através da oração!

"(...) em certas horas e tempos também rezamos a Deus com palavras, para nos exortar a nós mesmos, mediante seus símbolos, e avaliar nosso progresso neste desejo e a nos estimular com maior veemência a aumentá-lo (...) mais digno resultará o efeito, quanto mais fervoroso preceder o afeto (...) É também por isso que diz o Apóstolo: Orai sem cessar! (1Ts 5,17). O que isso pode significar a não ser: desejai sem cessar a vida feliz, a eterna, e nenhuma outra, recebida daquele que é o único que a pode dar?" (Santo Agostinho)

             Maravilhoso Deus agradeço-Vos por tão intenso Amor e por responderes às minhas necessidades na oração. Obrigada por conceder-me, através de Santo Agostinho esta máxima da doutrina da oração " o intuito de nosso Senhor e Deus não é ser informado sobre nossa vontade, que não pode ignorar. Mas despertar pelas orações nosso desejo, o que nos tornará capazes de conter aquilo que se prepara para nos dar. Isso é imensamente grande, mas nós somos pequenos e estreitos demais para recebê-lo".
            Sabeis o quanto me deixo "dispersar entre muitas coisas", e acabo por não fazer aquilo que a minha alma necessita. Obrigada por permitir-me exortar a mim mesmo com este manancial de Graça dos escritos de Santo Agostinho e com ele meditar tamanha verdade: "(...) em certas horas e tempos também rezamos a Deus com palavras, para nos exortar a nós mesmos, mediante seus símbolos, e avaliar nosso progresso neste desejo e a nos estimular com maior veemência a aumentá-lo (...) mais digno resultará o efeito, quanto mais fervoroso preceder o afeto".
            Se estes escritos me levaram a exortar-me, espero e desejo ardentemente crescer no seu efeito, afervorar a minha oração, e através dela, crescer na intimidade Convosco. Por isso Vos suplico:
            Dilatai o meu coração e a minha alma com aquilo que tens de mais precioso, o Vosso Amor, todas as vezes que de Vós estiver me afastando. Sei que o que tens a me dar é muito maior do que eu possa supor, no entanto as minhas atividades diárias me afastam daquilo que deveria ser a minha busca.
            Cuidai comigo Senhor para que possa ser capaz de realizar tudo aquilo que a minha intenção deseja, estar, ser e fazer Convosco. São inúmeras alocuções que bradam em minha mente nos momentos de oração e contemplação no silêncio da capela, ou mesmo no silêncio das orações da madrugada, manhã e/ou ao longo do dia, porém, penso não estar fazendo do meu tempo o desejado por Vós.
            O "Encontro", ah o "Encontro Convosco", é tudo que preciso nos meus dias, porém, Ele passa rápido demais, ou mesmo, eu o substituo pelas muitas coisas ditas por Santo Agostinho. Por isso Amado Senhor, quero dizer com o salmista nesta manhã, Uma só coisa pedi ao Senhor, a ela busco: habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para contemplar as delícias do Senhor e visitar seu templo? (Sl 26,4).
            Obrigada por dilatar e exercitar o meu coração neste momento de oração!
            Obrigada por preparar-me sempre, através da oração, para receber tudo o que desejas conceder-me!
Estela Márcia

           

           











Nenhum comentário:

Postar um comentário