quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Santa Teresinha do Menino Jesus, a Missionária do Amor


“Vós o sabeis, ó meu Deus, nunca desejei outra coisa senão amar-Vos, não cobiço outra glória... Para Vos amar como Vós me amais, ser-me-ia necessário lançar mão de Vosso próprio Amor. Só então encontro tranqüilidade”
Sta. Teresinha do Menino Jesus


            É muito comum ao homem receber e não saber agradecer e dividir. A tentação o domina e o leva à auto-suficiência e ao egoísmo.
            Ao conhecermos a santidade de Teresinha de Lisieux entramos no mistério de amor que todo homem é chamado a viver. Vemos que tudo se torna possível. A “Doutora do Amor” soube como ninguém, que o amor precisa ter um destino ao chegar ao coração do homem. Ela entendeu que “o Amor derramado em nossos corações” (Rm 5,5) é para o outro, é para o próximo. E como Jesus, precisa doar-se, precisa ir ao encontro do amor de Deus para aprender a fazer-se um com o próximo, ‘Para Vos amar como Vós me amais, ser-me-ia necessário lançar mão de Vosso próprio Amor. Só então encontro tranqüilidade’.
            Na sua tenra fragilidade, soube corresponder ao imenso Amor que o Senhor teve para consigo. Com sua vida na “pequena via” da humildade e simplicidade ensina-nos a ser na Igreja “o Amor...”. Diz ela ao refletir as escrituras (1Cor 13) “o Apóstolo explica como todos os dons mais PERFEITOS não são nada sem o AMOR... que a CARIDADE é o CAMINHO POR EXCELÊNCIA, o qual leva a Deus com segurança”.
            É este o chamado para a vida cristã. Não é o acaso da fé ou da vida que nos chama, é o coração do Senhor que  pulsando de amor, e com provas tão freqüentes, deseja que todo aquele que experimenta da fonte inesgotável do amor e da vida, vá ao encontro de tantos outros que precisam sentir-se amados.
O chamado é missionário.  O chamado é vocacional e evangelizador.
A Cruz de Jesus é o ápice do Amor de Jesus. É o alto Grau de Amor do Pai para conosco, e que se tornou o “termômetro” do Seu Coração. Amor em última instância que jorrou e transbordou em sangue e água. Que maravilha!  O Coração de Jesus impulsionando e justificando a Igreja. E Teresinha compreendeu isso. Somente uma alma pequenina e humilde para entender esse Mistério de amor. Só uma alma nobre pode entender essa prova infinita de Amor e Graça. E Teresinha entendeu.

“A CARIDADE deu-me a chave de minha vocação... Compreendi que a Igreja tinha coração, e que o Coração era ardente de amor... Compreendi que o Amor abrange todas as vocações, alcançando todos os tempos e todos os lugares... numa palavra, é ETERNO...”
Sta. Teresinha do Menino Jesus


            A grandeza do Pai amando o Filho e do Filho transbordando na Igreja. A Igreja com este Coração latente de Amor, que é o Espírito Santo, nos convida a viver e a levar com ela este Amor. Terezinha é a Voz da Igreja. Terezinha em sua descoberta faz-nos entender aquilo que estava no Coração do Pai desde a eternidade. Exultemos de alegria com esta Santinha nos declarando a Jesus:

“Ó Jesus, meu Amor, minha vocação, encontrei-a afinal: minha vocação é o Amor...  Sim, atinei com meu lugar na Igreja, e tal lugar, ó meu Deus, fostes vós que me destes... No Coração da Igreja, minha Mãe, serei o amor... Assim serei tudo... Assim se realizará meu sonho!!!”
Sta. Teresinha do Menino Jesus


            Termino fazendo-lhe este convite: Sejamos servos do Amor! Sejamos servos de Maria! Como Teresinha o foi. Que o Deus de Amor possa suscitar em nossa Igreja, em nossos corações, o desejo de conhecê-Lo mais e melhor através de seus servos e amigos tão especiais!
            A Missão de Jesus não parou! Dois mil anos de Missão! Dois mil anos de Igreja! Dois mil anos de Amor!
            A Missão é minha, é sua, é nossa, é de toda a Igreja! Jesus disse: “Ide”. Eu vos digo: “Vamos”.
Santa Teresinha, completou: “Deus não precisa de nossas obras, mas do nosso Amor.

NOVENA MILAGROSA
(Esta novena pode ser iniciada em qualquer dia do mês; há um grande número de amigos de Santa Terezinha que fazem a novena de 9 a 17 da cada mês)

“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Santa Terezinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço (faça o pedido da graça) se conforme a Vossa Santíssima vontade e para a salvação de minha alma.
Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez Vossa promessa de que ninguém Vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça perdida.”
Reza-se em seguida 24 vezes: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos, amém.”
Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós!
(Final: Ave Maria/Pai Nosso)


         Estela Márcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário