sábado, 20 de outubro de 2012

"A Graça do Espírito Santo nos socorre sempre"

"Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis.
Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”. (Lc 12,11-12)
            A Graça do Espírito Santo meditada nestes versículos nos conduz a algo muito maior que possamos supor.
            Em meio a uma sociedade dominada pelo medo - medo de assalto, de trapaças, de infidelidades de todos os gêneros, o homem de nossos dias, de repente até mais que no tempo de Jesus, vive uma angústia extasiante. Porém, ao atualizar esta verdade de ser socorrido pelo Espírito Santo, o homem poderá encontrar o Porto Seguro de que tanto necessita para os seus temores. É claro, pautando a sua vida na proposta do Evangelho, no direcionamento que o Senhor Jesus faz antes de apresentar à rica "Promessa" da assistência de Seu Espírito Santo.
            Na proposta do Senhor, encontra-se a bússola que irá dirigir o caminho da solução que o Espírito Santo irá conduzir, “Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus". (Lc 12,8) O testemunho que o Senhor propõe vai além de todas as certezas humanas, é o testemunho de quem O experimenta na oração e na vida prática, afinal, o Seu Espírito jamais se assemelharia a uma "varinha de condão" que faz mágica segundo a vontade se seu dono. Uma experiência leva à outra. Experimenta-se a Graça da intimidade com o Senhor Jesus, e em contrapartida - como intimidade é uma relação estreita entra pessoas, é ser íntimo, ser familiar em sua semântica, receberá de Sua intimidade, de Seu interior Àquilo que Ele tem de maior, o Seu Espírito. Compreender esse Mistério de intimidade é compreender a assistência que Jesus nos propõe neste Evangelho. Da mesma forma acontece com os amigos, cada um dá aos que amam aquilo que tem de melhor, a sua amizade, defesa, proteção e cuidado. Com Deus é assim também, ou melhor, é ainda maior e melhor a Sua amizade, defesa, proteção e cuidado, pois sendo que "É" e o "Poder" que tem, Ele sai de Sua magnetude, de Sua grandeza e vem aos seus amigos socorrê-los em tudo, "TUDO" mesmo.
            Olhemos o que nos diz a Escritura a respeito do auxílio e socorro aos seus amigos, fez tudo que ao homem parecia impossível:
            Em Maria, operou a Suma Grandeza de concedê-la a Graça da Maternidade Divina,e por meio dela a salvação, "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim." (Lc 1,30-33)
            Na vida de Zacarias (sacerdote do templo) e Isabel - sua esposa estéril, a alegria de conceber o precussor do Messias, "Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João. Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus (...)". (Lc 1,13-16)
            A assistência do Espírito Santo socorre a todos aqueles - como a Maria e a Zacarias e Isabel, e tantos outros personagens da história da salvação, que foram e são fiéis a Deus e a seu chamado. Percebemos que, por muitos motivos o homem não se lança a essa intimidade por canalizar a sua vida e seus interesses a tudo que está ao seu redor, menos ao seu interior. Interior que grita e clama pela sua mais profunda essência, essência que só se satisfaz, filosoficamente falando, no olhar para aquilo que lhe é próprio, a semelhança com o seu Criador. É o encontro consigo primeiro, com a sua alma e as suas necessidades. Assim, saímos de nossos conceitos e preceitos próprios para a busca de algo maior e mais completo, mais "Pleno".
             Então, tudo acontece a partir do "Encontro" que levará a uma intimidade maior. Com Saulo, o Paulo dos gentios também se deu a partir do encontro, da interrupção de uma vida puramente de preceitos e perseguições para uma vida de total condução do Espírito Santo, "Saulo, Saulo, por que me persegues? Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. [Duro te é recalcitrar contra o aguilhão. Então, trêmulo e atônito, disse ele: Senhor, que queres que eu faça? Respondeu-lhe o Senhor:] Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer (...) Ananias foi. Entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo. No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado. Depois tomou alimento e sentiu-se fortalecido. Demorou-se por alguns dias com os discípulos que se achavam em Damasco. Imediatamente começou a proclamar pelas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus". (Atos 9,4-6.17-20) Portanto, tenhamos a certeza de que 'A Graça do Espírito Santo nos socorre sempre', e nos concede tudo o que necessitamos para viver. Busquemos o "Encontro" com o Senhor Jesus. Entremos em intimidade com o Seu Espírito Santo, e vivamos a verdade que o salmista nos propõe: "De todos os temores me livrou o Senhor Deus." (Salmo 33,5)
 
Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário