domingo, 7 de outubro de 2012

O ROSÁRIO DE MARIA É A EXALTAÇÃO DE JESUS

       Amados irmãos é sempre oportuno falar e ensinar sobre o “Rosário de Maria” já que através dele encontramos um mistério de amor e vida, entrega e obediência, doação e humildade. Cabe-nos então, neste mês de outubro, dedicarmos especial sentido a esta devoção mariana que a Igreja celebra e ensina a seus filhos amados. Com um pouco de história, retomamos ao início desta devoção e sua associação ao mês de outubro. A tradição da Igreja faz memória à vitória da Batalha de Lepanto[1], na Grécia de 1571, onde o exército cristão venceu o poderoso exército turco impunhando uma bandeira com a imagem da Virgem a qual receberia, a seguir, o título de N. Senhora da Vitória. A vitória cristã foi comemorada - como intervenção divina, obtida por intercessão de Nossa Senhora.
        O Papa Pio V, por ocasião dos combates havia exortado os fiéis a suplicarem o auxílio celeste com a reza do Rosário. “Inicialmente a comemoração dessa memória recebeu o título de Bem-Aventurada Virgem da Vitória, e fixou-se no dia 7 de outubro; posteriormente mudou-se para o primeiro domingo deste mês. Só a partir de 1716, porém, que a festa do Rosário tornou-se obrigatória para toda a Igreja. Com a reorganização do Calendário romano sob São Pio X, voltou a prevalecer a data histórica, com o título: "SS. Rosário da Bem-Aventurada Virgem". O Calendário atual da Igreja retocou o título da festa para "Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário". O acento da forma de oração (do Rosário) passa para a pessoa da Mãe de Deus. O objeto da celebração não é o rosário, mas o olhar de Maria, aquela que gerou o Príncipe da Paz, Jesus Cristo”, relata com clareza D. José Luiz Majella, quando ainda Delgado C.Ss.R. da Academia Marial do Brasil.
       Para além de qualquer formalidade a devoção do Rosário traz em si uma profunda experiência com o Mistério de Jesus Cristo, pois nos coloca intimamente em sintonia com o Céu. Através da experiência contemplativa da encarnação, nascimento, vida, morte, ressurreição, glorificação e cumprimento das promessas de Jesus no Santo Evangelho, vislumbramos a certeza da Redenção de Jesus e co-redenção de Maria.
       Invocar a N. Senhora da Rosário é receber na terra as vitórias do Céu em nossas vidas, de nossa Igreja e do mundo em que vivemos. O Rosário é um mistério que só se desvenda quando se experimenta. Portanto, compreendo que é humano não compreender tamanho mistério, mas é divino ver acontecer curas, libertações e milagres, basta começar. Ilustramos nossa reflexão com a grande experiência mundial atribuída ao saudoso Beato João Paulo II, que através da reza diária do Rosário pode ver a queda do comunismo na União Soviética nas décadas de 80 e 90.
       Hoje, mais do que nunca precisamos ouvir os apelos de Maria Santíssima que permanece pedindo a mim, a você e a toda Igreja que oremos pela conversão dos pecadores, pela salvação das almas do purgatório e pela paz mundial, assim, nada mais sensato que o fazermos contemplando a vida do Salvador da humanidade, Jesus Cristo nosso Senhor, em companhia daquela que viveu as promessas do Pai com confiança, obediência e amor, servindo-o na Pessoa de seu filho.
                                                      N. Senhora do Rosário, rogai por nós!                 
                                                                                                                                                        Estela Márcia


[1] A batalha teve como objetivo impedir a progressão dos Turcos Otomanos - de credo islâmico,  que estes tomassem posse da República de Veneza no Mediterrâneo oriental.

 

 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário