segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dos escritos de Santa Teresa (do Ofício da OCD)

            O que dizer da grande Mestra e Doutora da vida interior de todos os tempos? Que com ela a Igreja recebeu o "Caminho de Perfeição" e "O Livro da Vida", e que compreendeu que "As Moradas" dão um sentido novo à vida de oração, ou que, "Fundações" nos foram um grande legado de luta e trabalho para fazer o Senhor conhecido e adorado por meio da espiritualidade Carmelita Reformada? Tudo isso sim, mas muito além, desse grande legado está à alegria de aprender com ela a viver uma vida de abandono e entrega ao Senhor.
            Com Santa Teresa, temos a certeza de que a nossa vida não pode ser reduzida a viver simplesmente um dia após o outro, mas que a vida precisa ser uma busca intensa do "Encontro" com o Deus de nossa alma. Com ela compreendemos que, o amor nos impulsiona a ter uma vida de concretos desejos da prática do bem, que as virtudes são a bússola que nos leva a esse encontro.
            Teresa de Teresinha, a Mestra inspiradora do Carmelo e de tantos outros santos, carmelitas ou não, é uma seta que nos aponta, pelo caminho do Evangelho, que a Boa Nova da Salvação está na experiência da pobreza interior para ganhar o Sumo Bem que se encontra no centro da Grande Morada, Jesus Cristo nosso Senhor e Deus.
            Ler e estudar os escritos de Santa Teresa é conhecer-nos e encontrar-nos em nosso interior e nele encontrarmos a Sua Majestade, o Seu Senhor e Rei.
            Meditemos com Santa Teresa fragmentos de suas preciosas obras, e, através delas permitamos que o Senhor se revele a nós:
 
"Havemos de andar com liberdade neste Caminho, abandonados às mãos de Deus. Se Sua Majestade quiser elevar-nos à categoria de seus camareiros e confidentes dos seus segredos, vamos de boa vontade." (Livro da Vida)
"Ao pensarmos em Cristo, sempre nos lembremos do amor ... Deus nos testemunha em nos dar tal penhor do muito que nos ama: pois amor, gera amor. Procuremos sempre ir considerando estas verdades e estimulando-nos a amar ... Faremos grandes coisas muito depressa e sem trabalho." (Livro da Vida)
"O único remédio que podemos ter, foi-nos dado por Sua Majestade. É andar com amor e temor. O amor nos fará apressar o passo; o temor nos fará olhar cuidadosamente onde pomos os pés, para não cair em caminho tão cheio de tropeços como é o desta vida." (Caminho de Perfeição)
 "Aqueles que deveras amam a Deus, amam tudo que é bom, querem tudo que é bom, favorecem tudo que é bom, louvam tudo que é bom. Com os bons sempre se unem, ajudando-os e defendendo-os. Não prezam senão a verdade e o que é digno de ser amado." (Caminho de Perfeição)
"Pensais que as almas verdadeiramente enamoradas de Deus possam amar as vaidades da terra, riquezas, deleites humanos? Ou que tenham contendas e invejas? Não, é impossível! E o único motivo é porque não pretendem outra coisa senão contentar o Amado." (Caminho de Perfeição)
"Consideremos nossa alma como um castelo, feito de um só diamante ou de limpíssimo cristal. Neste castelo existem muitos aposentos, assim como no céu há muitas moradas. Se refletirmos bem veremos que a alma do justo é nada menos que um paraíso, onde o Senhor, como ele mesmo diz, acha suas delícias." (Moradas)
"Não é pequena lástima e confusão não nos entendermos a nós mesmos, por nossa culpa, nem sabermos quem somos. (...) Bem maior, sem comparação, é a nossa insensatez, desconhecendo nosso valor e concentrando toda atenção ao corpo. Sabemos muito por alto que nossa alma existe (...) Mas as riquezas que há nesta alma, seu grande valor, Quem nela habita - eis o que raras vezas consideramos." (Moradas)
"Muitas almas andam em torno do castelo, onde as sentinelas montam guarda. Não têm interesse em entrar nele. Não sabem o que existe nessa esplêndida mansão, nem quem mora nela, nem mesmo os salões que contém." (Moradas)
"Não ouvistes dizer que alguns livros de oração aconselham a alma a entrar dentro de si mesma? È esse o meu pensamento. Pelo que entendo, a porta para entrar neste castelo é a oração." (Moradas)
"Que me lembre, nunca deixei fundação por medo de trabalho, embora sentisse relutância pelas caminhadas, sobretudo sendo longas." (Fundações)
"... quando me punha a caminho, tudo me parecia pouco, vendo em serviço de Quem se fazia e considerando que naquela casa o Senhor seria louvado e residiria no Santíssimo Sacramento." (Fundações)
"Algumas vezes me tinham dado contentamento as grandes oposições e críticas (...) Mas tão grande alegria como desta vez não me recordo de ter sentido, mesmo nas maiores dificuldades. Creio que o meu gozo principal ... ter contentado o Criador, já que assim me pagavam as criaturas." (Fundações)
Santa Teresa de Jesus, rogai por nós e nossas famílias!
Rogai pelo Carmelo São José de Petrópolis!
Rogai por nossa Igreja, pela OCD e OCDS, no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo!
Estela Márcia (Adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário