segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mês de outubro, mês do Santo Rosário e das Missões, Festa no Carmelo

            O que dizer, neste dia iniciando o mês de outubro, em que a Igreja inicia dos grandes momentos de sua vida de Missão e de amor filial a Nossa Senhora através do Rosário. Mês que refletiremos ao longo dos seus dias. Porém, com tantas festas e memórias de Nossa Senhora, seja N.S. do Rosário, N.S. das Vitórias, N.S. Aparecida - Padroeira de nosso Brasil, temos a alegria de festejar as duas grandes doutoras do Carmelo - Santa Teresinha e Santa Teresa de Ávila.
            Então hoje, especialmente, dedicamos a Santa Teresinha do Menino Jesus, a virgem do Carmelo, cantadas por tantos místicos, rezadas pelos fiéis, mas louvada no Céu pelo seu Senhor.
            Com o entusiasmo de Teresinha, queremos render glórias ao Senhor e a Senhora do Céu que foram as certezas da "pequena via" que trilhou, a via do amor. Na via do amor, aprendemos com Santa Teresinha, a amar a Jesus, sua Santíssima Mãe e a sua Igreja e por ela sofrer em seu caminho de missão sem fronteiras.
            Através de sua entrega e suas orações, Teresinha foi para a Igreja a grande missionária, transpondo as paredes do Carmelo e as grandes do Claustro e imolando-se pela conversão dos pecadores, e aprendendo a Palavra do Senhor, o caminho de perfeição que Nosso Senhor incansavelmente nos ensina para sermos como o Pai do Céu. (Mt 5,48)
            Adoradora da Santa Cruz e da Eucaristia, viveu misticamente o transbordar do Amor de seu doce Esposo. Viveu o caminho da humildade e simplicidade, e pode ensinar às suas irmãs e a Igreja de ontem e de hoje que a lógica do Evangelho está em ser pequenino: "“Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior” (9,48)  
            Jovem, fiel e virgem foi é para nós hoje a grande mestra da caridade que São Paulo nos ensina: "Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade" (ICor 13,13). Ela se encontrou nesta passagem de ICor 13, "no coração da Igreja, minha Mãe serei tudo, então serei o amor". Oremos com ela neste dia:
"Pro missionário que conquista as almas,
eu desejo imolar-me no Carmelo,
e, por meio dele, espalharei as chamas
que Jesus Cristo trouxe lá do Céu.

Por meio dele, ó encantador mistério,
até lá no Su-tchuen oriental,
eu posso conseguir tornar amado
o nome virginal de Mãe!...

Dentro da minha solidão profunda,
eu quero, Mãe, ganhar os corações,
por meio desse apóstolo distante
poderei converter os pecadores."
(Santa Teresinha do Menino Jesus)

 SANTA TERESINHA, rogai por nós!
Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário