domingo, 7 de outubro de 2012

N.S. do Rosário e São Domingos de Gusmão

            Domingos nasceu no ano de 1170, em Caleruega, pequena localidade na Velha Castela, atual Espanha. Seu pai era Félix de Gusmão, pertencia a uma família muito rica; sua mãe era Joana de Aza. Era visível como, o ainda jovem, menino aumentava sua fé a cada dia, e crescia perante a comunidade e a igreja. Sendo o seu principal objetivo espalhar por todo o mundo a palavra salvadora de Deus, que através de São Domingos fazia grandes conversões.
            São Domingos já tinha provado a todos o quanto era capaz de fazer pela igreja, então recebeu do papa a autorização de construir um convento em Roma, na Itália, onde conheceu São Francisco de Assis, a quem se tornou grande amigo. A partir daí a obra de São Domingos começa a crescer, e mais tarde seria inspiração para muitos outros santos que viriam! Uma característica dessa obra é o voto de pobreza, exemplo seguido por Domingos de São Francisco de Assis. São Domingos morreu no dia 06 de agosto de 1221, na idade de 51 anos. Numerosos milagres por todo o mundo são atribuídos a São Domingos. O Papa Gregório IX o canonizou, em 23 de julho de 1234. Diante do muito que São Domingos realizou na Igreja Católica, a devoção do Santíssimo Rosário, de quem era grande Apóstolo. 
            Segundo a igreja, São Domingos recebeu das mãos da Virgem Maria o rosário, uma arma muito poderosa para a conversão dos pecadores da época, e também foi Domingos o responsável por espalhar essa arma pelo mundo.
                                       Estela Márcia


 

2 comentários:

  1. imagem lindissima!!! São Domingos rogai por nós!

    ResponderExcluir
  2. São estas e outras riquezas que nos fazem prosseguir no "Caminho de Perfeição" que tanto Santa Teresa nos ensina.
    Olhar para santos como São Domingos diante da Virgem, também nos confirma o chamado a oração e a intercessão de Nossa Senhora.
    Deus a abençoe!
    Estela Márcia

    ResponderExcluir