quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SÃO LUCAS, rogai por nós!

            Lucas é o evangelista do 3º Evangelho, no Novo Testamento. É o Evangelho do novo Elias e que preserva muito o Espírito Santo. Já no 1º Capítulo contorna a história da salvação em Jesus através do anúncio do anjo a Maria, "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus". (Lc 1,35) "Nascido numa família pagã e convertido à fé, acompanhou o Apóstolo Paulo de cuja pregação é reflexo o Evangelho que escreveu. Transmitiu noutro livro - intitulado Atos dos Apóstolos, os primeiros passos da vida da Igreja até à primeira estadia de Paulo em Roma". (Ofício das Leituras) Apesar de não ter sido discípulo de Jesus, emprendeu e desempenhou com toda diligência e eficácia a missão do anúncio aos gentios a partir de sua intensa pesquisa e comprometimento, "Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra. Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido". (Lc 1,1-4) Gentio e médico de Antioquia, da Síria (Cl 4,10-14), já convertido em 43 ou 44 da era cristã - At 11,28 nota da Bíblia de Jerusalém que fala que "estávamos" reunidos.  Pouco depois de 50 se uniu a são Paulo e viajou com ele na 2ª viagem (At 16,10) e foi para a Macedônia, ficou em Filipos e quando Paulo volta na 3ª viagem a Filipos, Lucas se associa de novo (At. 20,5). Ainda 58 d.C. Lucas está com Paulo em Jerusalém, em 60 d.C. embarcou para Roma com Paulo, que seria julgado por César At. 27 - 28 (está na 1ª pessoa do plural). Lucas assiste Paulo no fim da vida no 2º cativeiro (2 Tm 4,11). Após a morte de Paulo não se sabe mais de Lucas, acredita-se ter morrido.
            Em torno do ano 70 escreveu o Evangelho para as Comunidades da Itália e da Síria. Procurou apresentar as dificuldades da época: perseguições e rebeliões dos judeus da Palestina contra os romanos. Centralizou seus escritos na revelação de Jesus a partir do entendimento da sua Cruz -  Quem é Jesus? (4,41) O que quer dizer: Messias e Filho de Deus? (14,61). Afinal, os judeus não cristãos diziam que Jesus não podia ser o Messias porque um condenado à cruz é um maldito (Dt 21,23). A cruz é loucura (1Cor 1,23). Estas questões levaram algumas pessoas a terem ideias diferentes sobre Jesus. Escreve num tempo em que a maior parte dos primeiros apóstolos e discípulos já tinha morrido, e, uma nova geração de líderes estava assumindo. Isto causava tensões, ciúmes e brigas: "Quem é o maior?" (9,34.37;10,41). Por isso trata também do problema das lideranças, destacando a importância do ser discípulo.
            Lucas ensinou aos cristãos de todos os tempos que o chamado é de iniciativa de Jesus, mas que a conversão e o seguimento exigem fascínio por sua Pessoa e aceitação das condições por ele apresentadas, as condições que só se explicam mediante o sofrimento e a Cruz de cada dia. Assim, o Santo Padre, hoje Beato João Paulo II, escreveu com propriedade para o Congresso Internacional sobre São Lucas, em 2000
           "Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-Me" (Lc 9, 23). Diz o Santo Padre, "Para Lucas, ser cristão significa seguir Jesus no caminho que Ele percorre (19, 57; 10, 38; 13, 22; 14, 25). É Jesus mesmo que toma a iniciativa e chama a segui-Lo, e fá-lo de modo decisivo, inconfundível, mostrando assim a sua identidade completamente fora do comum, o seu mistério de Filho, que conhece o Pai e O revela (cf. Lc 10, 22). Na origem da decisão de seguir Jesus está a opção fundamental em favor da sua Pessoa. Se não se é fascinado pelo rosto de Cristo não se consegue segui-Lo com fidelidade e constância, também porque Jesus caminha por uma via impérvia, põe condições extremamente exigentes e se dirige rumo a um destino paradoxal, o da Cruz. Lucas sublinha que Jesus não ama compromissos e requer o empenho da pessoa inteira, um decisivo desprendimento de toda a nostalgia do passado, dos condicionamentos familiares, da posse dos bens materiais" (cf. Lc 9, 57-62; 14, 26-33) - Mensagem do Santo Padre  João Paulo II - hoje Beato, ao Congresso Internacional sobre São Lucas em 15 de outubro de 2000.
Estela Márcia (Adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário