sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Meditação sobre o Silêncio do Sepulcro e o Silêncio do Sacrário


Ao contemplar a 14ª Estação da Via-Sacra... “Jesus tem seu corpo depositado no sepulcro”, nos diz o Evangelho de São João:
“Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: Tudo está consumado. Inclinou a cabeça e rendeu o espírito(...) José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, mas ocultamente, por medo dos judeus, rogou a Pilatos a autorização para tirar o corpo de Jesus. Pilatos permitiu. Foi, pois, e tirou o corpo de Jesus. Acompanhou-o Nicodemos (aquele que anteriormente fora de noite ter com Jesus), levando umas cem libras de uma mistura de mirra e aloés. Tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em panos com os aromas, como os judeus costumam sepultar.No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado. Foi ali que depositaram Jesus por causa da Preparação dos judeus e da proximidade do túmulo.” (Jo 19, 30.38-42)
Neste mistério insondável torna-se possível viver o silêncio de Amor, Consolação e Paz que brota da experiência que o Senhor permite a todos que mergulham nesta profunda oração de quietude e contemplação. Ainda nesta 14ª Estação, é possível perceber a extensão do acolhimento de Maria, a Mãe do Senhor, que após ter recebido e acolhido Seu Divino Filho em seus braços, vê repousar no silêncio do sepulcro seu Divino Corpo. Neste instante da contemplação, momento de oração e fé, se completa e se funde em nós, o Maternal Amor da Virgem que ora, intercede e nos ensina a silenciar.
Durante os momentos de contemplação na Adoração, há alguns anos ... Em minh’alma disse-me o Senhor:
O que dizer do Silêncio do Sepulcro em comparação ao Silêncio do Sacrário? ... é o mesmo Silêncio.” É assim em todas as contemplações da 14ª Estação da Via-Sacra (nas 4ªs. e 6ªs feiras).
Então podemos dizer sobre “O Silêncio do Sepulcro e o Silêncio do Sacrário” ...


É Silêncio que fala;
É Silêncio que escuta;
É Silêncio de amor;
É Silêncio de esperança;
É Silêncio de eternidade.

O Silêncio de um e de outro traduzem a mesma realidade;

O Silêncio do Sepulcro... Corpo flagelado;
O Silêncio do Sacrário...  Corpo glorificado;

O Silêncio do Sepulcro... Sangue que redime;
O Silêncio do Sacrário...  Sangue que revigora;

O Silêncio do Sepulcro... A consumação da entrega;
O Silêncio do Sacrário...  A totalidade da vida;

O Silêncio do Sepulcro... Resignação do sofrimento;
O Silêncio do Sacrário...  Consolação da alma;

O Silêncio do Sepulcro... Plenitude do martírio;
O Silêncio do Sacrário...  Plenitude da vida;

O Silêncio do Sepulcro... Início e fim da salvação eterna;
O Silêncio do Sacrário...  Início e fim da libertação na terra.

Estela Márcia
(Grifo meu




2 comentários:

  1. Meu Senhor e Meu Deus! No mistério do Sacrário encontras Tu, o meu Redentor, Deus e verdadeiro Homem! Deus de suma bondade, ilumine minha estrada de encontro a Ti! Minha'lma peregrina se encantou por Ti, pelo Teu Amor e Misericórdia para com os de boa vontade! Louvado seja!

    ResponderExcluir