segunda-feira, 20 de agosto de 2012

São Bernardo de Claraval


Nascido em 1090, já em 1110 teria tomado em consideração o projeto de entrar em Cîteaux, projeto que realizou em 1113, chegando ao mosteiro com trinta companheiros.

"O doutor melífluo, “último dos padres, mas certamente não inferior aos primeiros”, distinguiu-se por tais dotes de mente e de espírito, enriquecidos por Deus com dons celestes, que pareceu dominar totalmente nas múltiplas e turbulentas vicissitudes da sua era, por santidade, sabedoria, suma prudência e conselho na ação".

O contemplativo

"Desta divina caridade ninguém falou talvez com tal clareza, elevação e ardor como são Bernardo. “A causa para amar a Deus – assim diz – é o próprio Deus; a medida, amá-lo sem medida”.(19) “Onde há amor, não há canseira, mas gosto”.(20) Ele mesmo confessa que o experimentou, quando escreve: “Oh! amor santo e casto! Oh! doce e suave afeto!… Tanto mais doce e suave, porque é todo divino o sentimento que se prova. Experimentá-lo é divinizar-se”.(21) E noutro lugar: “É melhor para mim, Senhor, abraçar-te na tribulação e estar contigo na fornalha, do que estar sem ti até mesmo no Céu”.(22) Quando, porém, chegou à suma e perfeita caridade, que o uniu em íntimo conúbio com o próprio Deus, então goza de uma alegria e paz tal que não pode haver outra maior: “Oh! lugar do verdadeiro repouso… em que não se vê a Deus como que perturbado pela ira e ocupado em cuidados; mas nele se experimenta a sua vontade bondosa, benévola e perfeita. Essa visão não atemoriza, mas afaga; não excita curiosidade inquieta, mas acalma; não cansa os sentidos, mas tranqüiliza. Aqui realmente repousa-se. Deus tranqüilo dá tranqüilidade em tudo; e vê-lo pacífico é estar em paz”.(23) Todavia esse repouso total não é morte da alma, mas verdadeira vida: “Este sono vital e vigilante ilumina pelo contrário o sentido interior e, sendo repelida a morte, dá a vida eterna. É deveras um sono, que todavia não adormece, mas eleva. É também morte – não receio dizê-lo – visto que o apóstolo elogiando alguns ainda vivos na carne, assim diz: (24) “Estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”.(25)

(Trecho da CARTA ENCÍCLICA DO PAPA PIO XII - DOCTOR MELLIFLUUS(*)- SOBRE O VIII CENTENÁRIO DA MORTE DE SÃO BERNARDO DE CLARAVAL, Aos veneráveis irmãos Patriarcas, Primazes, Bispos e outros Ordinários, em paz e comunhão com a Sé Apostólica)
 
São Bernardo, rogai por nós!
Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário