terça-feira, 14 de agosto de 2012

É urgente celebrarmos o compromisso para com a família.

"Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!"
(Pe. Zezinho)

                                                                         
            As famílias de nossos dias estão sendo delapidadas e esvaziadas de suas funções primordiais, onde os papéis têm-se invertido, as relações têm sido substituídas pela inconsistência da fé e da esperança, e o essencial têm dado lugar ao supérfluo.
            É necessário que tenhamos momentos de parada para revermos seus valores. Valores que levam os homens a reconhecerem-se como que carregados da Graça de Deus para colaborarem com o Plano de Salvação a partir de seu compromisso provedor e mantenedor do bem e do serviço à esposa e aos filhos. A mulher, por sua vez, traz o compromisso fecundo de apresentar o Céu no dia-a-dia, com a dose de amor com que realiza cada tarefa que cabe a sua missão geradora na família. Aos filhos, cabem-lhe confirmar e desenvolver em seu amadurecimento, a fidelidade a tudo que lhe estiver sendo formado espiritual e moralmente.
            Esta oração cantada ou recitada traz em si a declaração de um ideal, e de uma meta a ser querida por todas as famílias. Não é por acaso que a Igreja instituiu (ano de 1981) no mês vocacional também a "semana da família", pois precisamos saber de onde começamos e para onde iremos com os nossos propósitos do ser família.
            A Igreja, como Mãe e Mestra, acredita e preocupa-se com a família. A ela quer dar o seu maior bem, a Graça de Deus, que faz com que os bons cristãos sejam também os bons cidadãos que a sociedade necessita. A Igreja investe na sua formação, nos seus valores e na sua fé. E espera que ela seja o canal de graças para os seus filhos. Da mesma forma a sociedade necessita de que, estando bem formada e alicerçada, a família possa ser a célula saudável da sociedade. Afinal, a sociedade vive o reflexo das famílias que tem. Por isso, dizermos ser urgente celebrarmos o compromisso para com a família.
            Celebremos esta semana da família repensando os valores que temos buscado em nossos lares e unamo-nos em torno da Igreja, buscando ao longo deste mês vocacional, orarmos pelas famílias e por todas as vocações que dela provém. E peçamos ao Senhor da Messe que envie operários para a sua messe.
"Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também!"
Estela Márcia




Nenhum comentário:

Postar um comentário