terça-feira, 21 de agosto de 2012

Papa São Pio X, rogai por nós!

          Papa São Pio X Giuseppe Melchiorre Sarto nasceu em 02/06/1835, em Riese, Treviso, região da Itália então pertencente ao império austríaco, cuja atuação foi caracterizada por atitudes conservadoras e intransigentes. O segundo de doze filhos, nasceu em uma família modesta, cujo o pai era funcionário pública e a mãe, costureira, depois de ingressar no Seminário de Pádua, foi consagrado padre em 18 de setembro (1858), em Castelfranco Veneto. Uma vez sacerdote foi diretor espiritual do seminário, pároco, depois bispo de Mântua e Veneza. Passou por todos os graus da vida eclesiástica.
Leão XIII nomeou-o Cardeal e Patriarca de Veneza (1893), como sucessor do cardeal Domenico Agostini, contudo, só pôde realizar o ingresso solene na cidade em 24 de novembro do ano seguinte, pois só então recebeu o exequatur do Governo italiano, que desfrutava de um direito de juspatronato sobre o Patriarcado veneziano. Foi eleito Papa (Pio X) em 1903. A frente do governo da Igreja, preocupou-se com as bases da doutrina: formação da catequese, participação litúrgica e conhecimento da palavra de Deus. Seu lema Instaurare omnia in Christo” (Renovar todas as coisas em Cristo), foi um programa de renovação e reformas. A ele se atribui a recomendação da Eucaristia diária e a primeira comunhão das crianças.
Tendo falecido em 1914 já durante a 1ª guerra mundial, em maio de 1954 foi canonizado, passando então a ser São Pio X. Em sua canonização atribui-se a vários milagres em vida. Relatam que pessoas doentes que tinham contato com ele se curavam, e sobre este fato ele mesmo explicava como sendo “o poder das chaves de São Pedro”. Um dos casos mais formidáveis ocorreu durante uma missa, quando ordenou à um padre que apagasse uma determinada vela do altar. Ao final, Pio X pegou esta vela e retirou de dentro uma bomba que fora ali colocada para estourar durante a missa. Fala-se também que após sua morte ainda era visto, vez ou outra, dentro do Vaticano. Mas, com certeza, o fato mais famoso foi a visão que Pio X teve em 1909. Ele dava uma audiência quando, repentinamente, ‘adormeceu’. Logo em seguida ‘acorda’ angustiado e diz: “Tive uma visão assombrosa. Será comigo, ou com algum sucessor meu? Vi que o Papa deixará Roma e, para sair do Vaticano, terá que passar sobre os cadáveres de seus padres.”
Oração:
Amado Deus e Pai, neste dia dedicado a São Pio X, vos pedimos que concedais com sua intercessão, todo o zelo de que a  Igreja necessita para caminhar na obediência ao Santo Padre, o Papa Bento XVI!
Abençoai e santificai aos Bispos e sacerdotes que estão diante da riqueza que a Vossa Igreja preserva e ensina a seus filhos, dando-lhes a firmeza da fé e da perseverança nos seus propósitos pastorais!
São Pio X, rogai pela Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo!
São Pio X, rogai por nós!
Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário