sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PEREGRINAR É IR AO ENCONTRO DA GRAÇA


            Desde o Antigo Testamento a Sagrada Escritura narra a caminhada do povo de Deus em busca de soluções para as suas vidas e de seu povo. Revela-nos que como povo de Deus, somos caminheiros. Hoje caminheiros na terra rumo ao Céu.

 É divino e não humano o convite que Deus faz ao seu povo para buscar a sua Graça nessa caminhada, numa peregrinação. O dicionário vai nos dizer que peregrinar é “Andar em peregrinação. Viajar, andar longamente por lugares vários e distantes. Ir em romaria”. E porque não dizermos que peregrinar é ir ao encontro da Graça. Pois peregrinar tem sabor de cura, libertação e conversão. Peregrinar é dar passos de fé, é atitude de quem acredita e espera algo mais da parte do Senhor Deus.

            É uma alegria quando uma Diocese se reúne em torno do Pastor para celebrar a vida. O salmo 121 traduz o momento dessa caminhada com sabor de Céu. “Cântico das peregrinações. De Davi. Este salmo expressa a realidade do coração daquele que vai ao encontro do seu Senhor e Nele poder celebrar a felicidade e a paz. Que alegria quando me vieram dizer: Vamos subir à casa do Senhor... 2. Eis que nossos pés se estacam diante de tuas portas, ó Jerusalém! 3. Jerusalém, cidade tão bem edificada, que forma um tão belo conjunto! 4. Para lá sobem as tribos, as tribos do Senhor, segundo a lei de Israel, para celebrar o nome do Senhor. 5. Lá se acham os tronos de justiça, os assentos da casa de Davi. 6. Pedi, vós todos, a paz para Jerusalém, e vivam em segurança os que te amam. 7. Reine a paz em teus muros, e a tranqüilidade em teus palácios. 8. Por amor de meus irmãos e de meus amigos, pedirei a paz para ti. 9. Por amor da casa do Senhor, nosso Deus, pedirei para ti a felicidade.”

            Através dos salmos encontramos a oração profunda do coração que se rejubila diante da misericórdia do Senhor e que ousa contemplar as bênçãos e a recompensa de pé, firme e confiante de estar em sua Plena Presença.

            Nós católicos temos alegria de encontrar no Templo do Senhor a certeza da intercessão daqueles que com Ele desfrutam do Paraíso, do lugar onde o Filho foi nos preparar (Jo 14,2-4). É Promessa do Senhor enquanto aqui esteve no meio de nós. É para crer. É para experimentar e viver.

            Inúmeros são os exemplos da Escritura que nos conduzem ao Templo do Senhor. São Lucas busca na origem da vida do Senhor. Após o seu nascimento, sua mãe foi apresentá-Lo ao Templo, e lá deu satisfação plena de vida ao Profeta Simeão, “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel.” (Lc 2,29-31). Também Jesus, ainda menino, aos doze anos, junto dos seus pais pode demonstrar a nós que o lugar de buscar a “Sabedoria” é no Templo, é nas peregrinações (Lc 2,41-52).

            Portanto irmãos, hoje são diversos Santuários dedicados a Nosso Senhor e a Nossa Senhora que a Igreja disponibiliza aos seus filhos para viverem esse encontro com a Graça de Deus. Para os  santuários os fiéis levam enfermidades e dores, pedidos e agradecimentos de todas as espécies, e de lá levam para os seus mãos repletas de curas e conversões dignas de fé e certeza de salvação.

            Que o Senhor e a Senhora do Céu possam conceder aos seus filhos as graças do encontro em todas as peregrinações que fizerem.

Pedimos hoje ao Pai, por seu Filho Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo pela peregrinação diocesana de Petrópolis rumo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP), para lá orarmos por nossos sacerdotes, religiosos e vocacionados, nossas famílias, nossos  jovens, nossos enfermos e todas as intenções do Santo Padre, o Papa Bento XVI e as necessidades da Igreja.

N.S. Aparecida, rogai por nós!!!

Estela Márcia



Nenhum comentário:

Postar um comentário