sábado, 26 de julho de 2014

Para alguém muito especial que se reencontra com o Senhor


 
"Haverei de retirar-vos do meio das nações, haverei de reunir-vos de todos os países, e de volta eu levarei todos vós à vossa terra. 25 Haverei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados; sim, sereis purificados de toda a idolatria. 26 Dar-vos-ei um novo espírito e um novo coração; tirarei de vosso peito este coração de pedra, no lugar colocarei novo coração de carne. 27 Haverei de derramar meu Espírito em vós e farei que caminheis obedecendo a meus preceitos, que observeis meus mandamentos e guardeis a minha Lei. 28 E havereis de habitar aquela terra prometida, que nos tempos do passado eu doei a vossos pais, e sereis sempre o meu povo e eu serei o vosso Deus!” (Ez 36,24-28) Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
         No Cântico Laudes desta manhã, no livro de Ezequiel, entitulado: “Deus renovará o seu povo”, desfrutamos da unção de Deus com claras promessas de renovação. Não promessas superficiais, daquelas que enchem apenas a mente de forma passageira, daquela que se canta e se reza com os lábios, sem chegar à alma, sem transformar a medula espiritual e sem transformar as expectativas da vida. São promessas de purificação da imundície das idolatrias; da doação de um novo coração, trocando o de pedra - endurecido e sem amor, pelo novo coração - de carne e preenchido de essência e de vida nova.
         É o Cântico com o enunciado de apropriação do próprio Deus, “Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles.” (Ap 21,3) Num chamado ao comprometimento, Deus promete o derramamento do seu Espírito, para fazer nascer e crescer a obediência às suas leis e mandamentos a partir da tomada e da posse do coração. Trata-se da posse do proprietário ao receber de volta a terra confiada a outro para administração – sendo esta a relação de Deus e nós, o proprietário e o administrador.
          Com a força e o poder de sua Palavra, o Senhor nos afirma: “E havereis de habitar aquela terra prometida, que nos tempos do passado eu doei a vossos pais, e sereis sempre o meu povo e eu serei o vosso Deus!” (v. 28) Misticamente, esta terra pode ser compreendida como as nossas almas. Se a comparação nos ajudar, dizemos que a alma – como a terra, recebe de Deus a filiação e a vida nova no Batismo, mas vai aos poucos sendo maltratada e descuidada pela falta de limpeza periódica. A falta de limpeza (falta do sacramento da reconciliação) cria um acúmulo de sujeira (matos e ervas daninha nascem e crescem). O excesso de sujeira dificulta o reconhecimento da terra pelo o proprietário quando retorna ao local. Porém, a partir do momento que o proprietário chega e toma posse da terra novamente, ele retira tudo o que não presta. Limpa e purifica. Renova e restaura a terra. Então, volta a cuidar dessa terra, numa nova relação de propriedade: arando, semeando e fazendo frutificar, novamente. É assim que Deus faz com a alma, ao retomá-la - ainda impura, infiel e insatisfeita, perdida e sem força, Ele retorna a ela, toma posse e cuida. Ele mesmo a purifica ‘de toda idolatria’, derrama o seu Espírito, renova-lhe a obediência, a entrega e os seus colóquios de amor.
          “Eu creio nas promessas de Deus...”, com a alma cantando, renovo a fé e a confiança nas vossas promessas meu Senhor.
          Obrigada, ó Pai, que com o vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, nos permite ir e voltar ao Vosso encontro! Obrigada por acolher os filhos que prodigamente retornam a Vós! Obrigada por acolher as almas que querem se abandonar em Vós, como outrora!
          Louvado seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos! Louvado seja o Senhor Uno e Trino!
          Obrigada, Mãe Santíssima, boa e eterna companheira de caminhada rumo ao Céu! A vossa proteção consagramos o chamado e a vocação concedida por Deus a nós!
          Nossa Senhora, Rainha do Carmelo, Mãe da Saudade e do Sorriso, rogai por nós!
Estela Márcia – OCDS
                                                                                                                      (19:22h – 26.07.2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário