Inácio, chamado também o
Teóforo, à Igreja, santa pela graça de Deus Pai em Jesus Cristo , nosso
salvador. Nele saúdo esta Igreja que está em Magnésia, junto ao Meandro, e
desejo-lhe em Deus Pai
e em Jesus Cristo
plena salvação.
Tomando conhecimento de
vossa religiosa caridade perfeitamente ordenada, decidi, na exultação da fé de
Jesus Cristo, vir falar convosco. Ornado com o nome mais glorioso nas cadeias
que carrego, louvo as Igrejas. A elas desejo a união com a carne e o espírito
de Jesus Cristo, nossa Vida sem fim, e a união na fé e na caridade. Nada há de
preferível a isto, sobretudo a união com Jesus e o Pai; nele suportamos toda a
violência do príncipe deste mundo, dele escapamos e, assim, alcançamos a Deus.
Foi-me concedido o favor de
vos encontrar através de Damas, vosso bispo, digno de Deus, e dos presbíteros
Basso e Apolônio e também do meu companheiro de serviço, o diácono Zócion.
Possa eu com ele conviver, porque é submisso ao bispo como à benignidade de
Deus e ao presbitério como à lei de Jesus Cristo.
Contudo, não vos convém usar
de excessiva familiaridade para como bispo por causa de sua idade, mas em
consideração ao poder de Deus Pai, mostrar-lhe todo o respeito. Como soube, os
santos presbíteros não abusam da notável juventude dele, mas prudentes em Deus,
obedecem-lhe. Ou melhor, obedecem não a ele, mas ao Pai de Jesus Cristo, o
bispo de todos. Por isso, em honra daquele que nos ama, faz-se mister obedecer
sem hipocrisia, pois não é a este bispo visível que alguém ilude, mas é ao
invisível que tenta enganar. Tudo quanto se faz neste sentido não se refere à
carne, mas a Deus que conhece todo o oculto.
Convém, então, sermos
cristãos não só de nome, mas de fato. Ora, há quem tenha o nome do bispo na
boca, porém, tudo faz sem ele. Estes tais não me parecem possuir consciência
reta, porque não se reúnem com lealdade, segundo o preceito.
Tudo terá um fim. Mas dois termos nos são propostos:
a morte e a vida. Com efeito, cada um de nós irá para o próprio lugar. À
semelhança de duas moedas, uma de Deus, outra do mundo, também cada qual tem a
própria marca inscrita. Assim, os infiéis têm a marca deste mundo, enquanto os
fiéis na caridade têm a marca de Deus Pai por Jesus Cristo. Se nossa vontade
não estiver inclinada a morrer por ele, à imitação de sua paixão, também sua
vida não estará em nós. (Ofício das Leituras - Início da Carta aos Magnésios,
de Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir
-Séc.I)
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