domingo, 6 de julho de 2014

O Coração de Jesus é 'a fonte de amor, mansidão e paz, que nos leva a prosseguir fielmente"


 "Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."

(Mt 11,25-30)

            Meditando neste Evangelho do 14º Domingo/TC, encontramos a fonte de amor, mansidão e paz, que nos leva a prosseguir fielmente no caminho de fé e amor, mesmo que os revezes da vida nos levem ao desânimo espiritual e temporal.

            Com propriedade Jesus nos convida a entregarmos todos os fardos que estão nos pesando, bem como o cansaço e as fadigas que teimam em ser mais fortes que os nossos limites humanos. Com palavra de ordem nos diz: "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso." (v. 28) Então, o convite passa a ser um propósito a abraçarmos, uma solução a Lhe confiarmos e a certeza de que precisávamos. Ele quer não apenas dividir conosco, mas tomar para Si tudo o que nos pesa. Ele espera de nós entrega e confiança. Por isso, irmãos, é hoje o dia, é agora o momento de entregarmos e abandonarmos no Coração do Senhor 'tudo, tudo, tudo' que nos pesa. Seja a ansiedade, a desventura, o desânimo, a fraqueza espiritual ou física, e tudo mais que esteja nos fatigando e angustiando.

            A consolação do Senhor está na Força de Si mesmo, mas também na Sua Palavra que insiste em nos confortar no espírito e na carne quando nos diz: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso." (v. 29) Sim, com promessa de descanso, é o nosso Deus e Senhor que vem ao nosso encontro. Parte Dele o encontro que necessitamos para este dia e/ou, para este momento que estamos vivendo. Se estamos cansados do ativismo físico, moral e profissional, ou ainda, se o cansaço está na oração fria e sem esperança, o Senhor quer nos ensinar. O Senhor quer sim que aprendamos com Ele. Quer nos dar a experiência de mansidão e humildade que está nas profundezas de Seu Coração. E é lá, bem dentro de Seu Coração amoroso, que estará o descanso, repleto de paz e amor que estamos necessitando para recomeçar a viver. É dentro do Coração do Senhor que está a 'Fonte' de todo bem e de toda graça. É nesse manancial que renovaremos a nossa oração, os nossos propósitos e intenções, os nossos planos e projetos de vida. Para isso, precisamos adentrar no Coração do Senhor orando, a partir da oração do próprio Jesus (conf. vv.25-27). E de lá, adentraremos também, com Jesus, em nosso sofrido coração. Como diz Santa Teresa, em nosso 'Castelo Interior', passando pela porta, que é a oração.

            Oremos: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar." (vv.25-27)

            Acolhei-me em vosso Coração, ó Jesus! E então ensinai-me a orar como convém, e a dizer-Vos tudo o que hoje está sendo obstáculo para ser aquilo que esperais de mim, Senhor! Venha comigo, passeando em todos os estágios de minha pobre oração que, devido a correria e as distrações dos meus dias acabaram se esvaziando. Renovai assim, ó meu Doce Jesus, a minha oração e o meu desejo de ser e fazer a Vossa vontade, unida a soberana Vontade de vosso e nosso Pai do Céu.        

            Neste instante de graça e benção, dentro de Vosso manso e humilde coração, quero entregar e clamar a Vós, que me conceda de Vosso Espírito Santo, força e coragem, sabedoria e fidelidade, através dos dons espirituais, a fim de poder transformar minhas fraquezas, mazelas, infidelidades e incapacidades, em frutos espirituais agradáveis ao Senhor. E que os pesos como estes, que têm causado as fragilidades e angústias, sejam todos banidos de minha alma.

            Venha comigo Senhor, adentrando em minha alma e preparando-me para verdadeira 'Reconciliação' (que deverá ser obtida no sacramento da confissão) convosco, comigo mesma (o)  e com os meus irmãos. Renovai, ó meu Jesus tudo o que tenho e sou, pois nada tenho e nada sou sem a Vossa Graça e o Vosso Amor! Assim, sendo, alcançarei o 'descanso' em Vós de que tanto necessito! JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, fazei o meu coração semelhante ao vosso em mansidão, humildade, amor e paz, para convosco, comigo mesma (a), e com todos os que me destes, com o Pai, para amar e servir, servir e amar! Amém!

Estela Márcia

 

           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário