sexta-feira, 11 de julho de 2014

Exercitando a simplicidade, a prudência e a perseverança 'seremos salvos'


            Diante das palavras de ordens e promessas que o Senhor nos faz neste Evangelho, é importante retirar os devidos ensinamentos e conselhos de nosso Senhor Jesus. Tendo orado com o Evangelho, e sido instruída pelo Senhor e pelo sacerdote a partir do Evangelho de São Mateus 10,16-23, com grandeza de alma retiro muitos ensinamentos para a vida prática, e/ou para os meus propósitos e intenções de oração. Compreendi que o Senhor quer nos conceder a prudência, a simplicidade e a perseverança como meios para o caminho da virtude. Quando nos diz: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas." (v.16) Jesus nos prepara para as situações da vida que precisam ser vistas com a simplicidade de seu Evangelho, mas que nem por isso podemos fechar os olhos para as interpretações erradas que podemos vir a enfrentar. Assim, o Senhor nos pede que sejamos simples como as ovelhas, para dar a cada coisa o seu devido valor, porém, nos aconselha a sermos prudentes como a serpente, que de olhos atentos, observam tudo que ocorre ao seu redor.
            Cuidando do exercício da simplicidade e da prudência, e não nos faltando as adversidades, Jesus quer nos formar e nos confirmar a presença de Seu Espírito Santo que estará sempre pronto a nos assistir: "Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós." (vv.19-20) Cuidadosamente, assistidos pelo Espírito Santo, recebemos a feliz promessa que nos faz prosseguir decididamente com a intrepidez de quem crer e confia nas promessas do seu Senhor e Deus, até que Ele venha.
            "Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. " (v.22) O Senhor nos quer perseverantes, mesmo em meio as contrariedades dos relacionamentos. Contará para nós a fé e a confiança nas promessas de Deus, ma fidelidade a sua palavra e aos seus ensinamentos e da sua Igreja. Dessa forma, sem medo de errar, nós tomaremos posse da realidade da salvação ainda neste mundo, nas pequenas e grandes situações que poderão nos conduzir aos apelos de santidade nos quais somos chamados a viver.
            Oremos com o salmista, buscando encontrar diante de nosso Senhor a pureza para as nossas intenções e propósitos, e, então podermos tomar posse de suas promessas a partir da vivência de seus mandamentos, e, do anúncio do Reino de Deus que já está no meio de nós: "Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa! Mas vós amais os corações que são sinceros, na intimidade me ensinais sabedoria. Aspergi-me e serei puro do pecado, e mais branco do que a neve ficarei. Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor. " (Sl 50) Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo... Amém!
Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário