sexta-feira, 11 de julho de 2014

Como São Bento, "Nada absolutamente prefiram a Cristo"!


            A Liturgia de hoje, 11 de julho, celebra a memória e a vida de São Bento. Para os irmãos beneditinos, sabemos ser, "Solenidade".  Festa no céu e na terra daquele que, com austeridade  cristã soube dar-se a Deus inteiramente, sendo filho, amigo e servo fiel. Ao lado da Virgem Maria, levou muitos irmãos a vida monástica, conquistando assim almas para a oração e o trabalho. Aprendeu e ensinou o silêncio da oração a fim de que todo o trabalho fosse melhor desempenhado, tanto para Deus, como para os homens.
            São Bento, nasceu em Núrcia, na Úmbria (Itália), por volta do ano 480; estudou em Roma; começou a praticar vida Eremítica em Subiaco, onde reuniu um grupo de discípulos, indo mais tarde para Montecassino. Aí Fundou um célebre mosteiro e escreveu a Regra que, difundida em muitos países, lhe valeu o título de patriarcado monaquismo do Ocidente. Morreu a 21 de março de 547. Contudo, desde fins do século VI, sua memória começou a ser celebrada em muitas regiões da Europa, do qual é padroeiro, e espalhou-se pelo mundo inteiro.
            Da Regra de São Bento, abade, são celebres ensinamentos enraizados na Sagrada Escritura, afinal em toda a sua regra, o princípio básico é a Palavra de Deus. Destacamos, "Antes de tudo, quando quiseres realizar algo de bom, pede a Deus com oração muito insistente que seja plenamente realizado por ele. Pois já tendo se dignado contar-nos entre o número de seus filhos, que ele nunca venha a entristecer-se por causa de nossas más ações. Assim, devemos em todo tempo pôr a seu serviço os bens que nos concedeu, para não acontecer que, como pai irado, venha a deserdar seus filhos; ou também, qual Senhor temível, irritado com os nossos pecados nos entregue ao castigo eterno, como péssimos servos que o não quiseram seguir para a glória." (...)"Cingidos, pois, os nossos rins com a fé e a prática das boas ações, guiados pelo evangelho, trilhemos os seus caminhos, a fim de merecermos ver aquele que nos chama a seu reino (cf. 1Ts 2,12). Se queremos habitar na tenda real do acampamento desse reino, é preciso correr pelo caminho das boas ações; de outra forma, nunca chegaremos lá."
            Dessa forma, amados irmãos, como São Bento, "Nada absolutamente prefiram a Cristo",  tenhamos a certeza que a oração do cristão, do fiel e filho de Deus precisa ser insistente, perseverante e enriquecida dos bons propósitos que nos levem às boas ações. Sabendo que as nossas ações estão sempre permeadas dos frutos das nossas orações. Portanto, entrega na oração, entrega nas boas e virtuosas ações. E ainda, a oração quando guiada pela Palavra do Senhor, dará frutos de santidade cem por um para o que pratica, bem como, para todos que se servirem de tal intercessão, conselho e serviço.
            Com São Bento e seus ungidos conselhos, termino apresentando as promessas bíblicas do Senhor: "Qual o homem que não ama sua vida, procurando ser feliz todos os dias? (Sl 33,13). E se tu, ao ouvires este convite, responderes: Eu, dir-te-á Deus: Se queres possuir a verdadeira e perpétua vida, afasta a tua língua da maldade, e teus lábios, de palavras mentirosas. Evita o mal e faze o bem, procura a paz e vai com ela em seu caminho (Sl 33,14-15). E quando fizeres isto, então meus olhos estarão sobre ti e meus ouvidos atentos às tuas preces; e antes mesmo que me invoques, eu te direi: Eis-me aqui (Is 58,9)." E com a Igreja, lhe convido a rezarmos: " Ó Deus, que fizestes o abade São Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." São Bento, rogue por todos nós! Amém.
Estela Márcia

 

 

           

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário