quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! (Lc 19,42a)


Naquele tempo, quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: ‘Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”. (Lucas 19,41-44)
Lucas relata neste evangelho a dor humana na qual fez Jesus chorar ao contemplar, do Horto da Oliveira, a cidade de Jerusalém, que dentro em breve seria sitiada, pouco menos de quarenta anos depois, seguida da diáspora. Neste mesmo lugar, nos dias atuais, está situada a Igreja Dominus Flevit - traduzido do latim como "O Senhor Chorou" - que foi construída em forma de gota de lágrima para representar as lágrimas de Jesus Cristo. O templo é um dos mais recentes em Jerusalém. Durante sua construção, arqueologistas descobriram artefatos datados do período cananeu, assim como tumbas do período relativo ao Segundo Templo e à era bizantina.
Se no plano histórico e físico percebemos a dor do Senhor pela ingratidão de Jerusalém, o que não dizermos dos cristãos que, apesar de batizados, se tornam indiferentes a Sua Cruz Redentora e as Graças derramadas a partir de Seu Sacratíssimo Coração que se doa continuamente por cada um?
Penso não haver diferença entre um povo que se dignou não reconhê-Lo como Filho de Deus e enviado ao mundo para salvá-lo prostituindo-se com outros deuses, e, um cristão que, sendo batizado, ou tendo se encontrado com o Senhor, derepente o abandona  para dar vazão ás paixões humanas. Também esses que se deixam levar pelo relativismo social e ideológico, fazem o Senhor chorar, renovam a Sua dor e atualizam a Sua Cruz.
Deixemo-nos ser esclarecidos pelo Senhor Jesus que com o Seu Espírito Santo, poderá renovar a nossa vocação e o nosso chamado a ser autênticos cristãos. Que este tempo forte da liturgia nos faça proclamar o Reinado de Jesus em nossas vidas e na vida dos nossos irmãos, reconhecendo que somente Ele pode nos trazer a paz de que precisamos.
Deus nos abençoe! N. Senhora interceda por nós!
                                                                                                          Estela Márcia

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário