domingo, 18 de novembro de 2012

"... os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento ..." (Dn 12,3)

            Neste 33º Domingo do Tempo Comum estamos meditando as grandes riquezas de nossa doutrina escatológica, Juízo Particular, Céu, Inferno, Purgatório e Juízo Final. Em face do capítulo 12,1-3 do livro de Daniel percebemos as realidades e as promessas que Deus tem para o seu povo.
            Se por um lado Daniel nos demonstra as certezas escatológicas, Jesus afirma o cumprimento de cada uma delas, e ainda, declara que tudo dependerá do tempo estabelecido por Deus, Senhor e Criador do Universo. Disse Jesus: "Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”. (Mc 13,30-32)
            Lançando o olhar para as promessas de Céu com o olhar de confirmação na existência do Juízo Particular, meditamos, "... nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro. Muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno." (Dn 12,1b-2)
            O valor desta vida terrena consiste em sermos e fazermos da Palavra de Deus, vivida e ensinada por seu Filho Jesus Cristo, a consistência de nossa vida, pregada, ensinada e testemunhada. Pois, a promessa haverá de se cumprir "...os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade." (Dn 12,3)
            Tomar posse dessa verdade de fé é o chamado que a Igreja nos faz neste momento litúrgico. Seria mais interessante ainda, percebermos que é tempo de parada e de reflexão de tudo o que temos feito, e, do tudo que ainda devemos fazer para assim merecermos o Céu.
            Cristo Rei do Universo, elogio do salmista no salmo 2,7-11: "Vou publicar o decreto do Senhor. Disse-me o Senhor: Tu és meu filho, eu hoje te gerei. Pede-me; dar-te-ei por herança todas as nações; tu possuirás os confins do mundo. Tu as governarás com cetro de ferro, tu as pulverizarás como um vaso de argila. Agora, ó reis, compreendei isto; instruí-vos, ó juízes da terra. Servi ao Senhor com respeito e exultai em sua presença; prestai-lhe homenagem com tremor, para que não se irrite e não pereçais quando, em breve, se acender sua cólera. Felizes, entretanto, todos os que nele confiam."
            Confiemos, pois, nas certezas e promessas da fé que a liturgia da Festa de Cristo Rei nos prepara e antcipa! Bom domingo!
            Que Deus nos abençoe! E que a Virgem Santísima nos leva seguros em suas mãos para o Trono do Pai e do filho, através de seu amor esponsal ao Espírito Santo!
Estela Márcia
Bebamos das fontes de nossa Doutrina a respeito de nossas verdades de FÉ, como temos feito nestes últimos dias:
 

 
Catecismo da Igreja Católica 
 Estela Márcia

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário