domingo, 11 de novembro de 2012

A realidade preparada por Deus para nós vai além

            As leituras deste 32º Domingo do Tempo Comum – Mc 12,38-44, IReis 17,10-16, Hb 9,24-28 e o Salmo 145 - tratam de modo admirável da realidades vividas aqui nesta terra com a antecipação da vida futura na eternidade. ‘Fé e Esperança’ são os termos bem adequado para a viúva de Sarepta que mesmo com o pouco que tinha, soube esperar, com confiança, acreditando nas palavras do Profeta Elias. Acreditou, confiou e esperou que do seu pouco na esperança, a realidade em que estava vivendo mudaria.
            Da mesma maneira, a ‘pobre viúva’, no tempo de Jesus, foi por ele apresentada como exemplo de confiança no ‘mais’ que Deus podia lhe dar, movendo-lhe a dar o seu ‘tudo’. A viúva não hesitara em dar o ‘tudo’ confiando e esperando na misericórdia de seu Deus.
            Ensinamentos como estes são para nós o anúncio da ‘Fé e da Esperança’ que precisamos ter na misericórdia de Deus que, apesar do pouco que temos como para Lhe dar, o que Ele deseja de nós é que demos o nosso ‘tudo’. Que o ‘todo’ de nossas vidas sejam uma realidade permanente de entrega a qualquer hora ou lugar em que nos encontremos. Todos os bens que recebemos de Deus são, justamente, como que símbolos neste mundo para que saibamos conviver com cada um deles sem nos apegarmos ou nos tornarmos escravos deles.  A realidade que nos espera é muito superior a qualquer ‘farinha, azeite ou moeda’. Por isso vai nos dizer o apóstolo: “Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor. “ (Hb 9,24)
            A realidade preparada por Deus para nós vai além daquilo que as mãos humanas podem fazer. É a realidade pela qual exige de nós, ainda nesta terra, apenas que vivamos, por enquanto, a Fé, a Esperança e o Amor (ICor 13,13)
            Nas reflexões que nos propomos para esta semana – em preparação para a Festa de Cristo Rei do Universo -, deixemo-nos formar por Deus com Fé e Esperança na salvação que o Senhor Jesus Cristo veio nos trazer, e com a Virgem Maria sua Mãe e nossa, com seus anjos e santos, avancemos no crescimento espiritual. Bom domingo!
            Que o Senhor e a Senhora do Céu nos abençoe!
Que os anjos e santos roguem por nós! Amém!
Estela Márcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário