sexta-feira, 9 de novembro de 2012

FESTA DA DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO

            Celebramos hoje a Festa da Basílica de São João de Latrão. Construída pelo Imperador Constantino, a Basílica é um patrimônio da humanidade sim, mas sobretudo, um patrimônio do Senhor Deus a Quem tudo Lhe pertence, vai dizer o salmista: “Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam ...” (Sl 23,1).
            Em se tratando de um Templo onde habita o Senhor, e onde se celebra toda a sua Glória, ousamos dizer por esta que é considerada a “Igreja-Mãe” de todas as nossas Igrejas Diocesanas: “Quão amável, ó Senhor, é vossa casa, quanto a amo, Senhor Deus do universo! Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor!
            Nesta celebração a igreja nos convida a refletir sobre a obra material, mas também sobre a obra espiritual a que somos chamados a contemplar a partir desta Festa. Cuidemos de analisar com São Pedro em sua primeira carta: “...já provastes que o Senhor é bom. Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus.Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.” (IPd 2,3-5)
            Enquanto membros do Corpo Místico de Cristo - a pedra angular - precisamos estar conscientes de um chamado que vai além do templo, que parte do templo e se dirige ao mundo. Portanto, da mesma forma que uma Basílica nos remete a Salvação que o Senhor quer atualizar em cada Eucaristia nela celebrada, também em nós, precisa se formar um ‘edifício espiritual’ capaz de dar testemunho da morada que o Senhor lhe faz. Dessa forma, nos tornaremos possuidores dos bens a que fomos chamados por vocação e escolha misericordiosa do Senhor. Assim, vai nos exortar São Pedro: “Conduzi-vos como pessoas livres, mas sem usar a liberdade como pretexto para o mal. Pelo contrário, sede servidores de Deus. Honrai a todos, e amai os irmãos” (IPd 2,16).
            Pedimos a intercessão de nossos Patriarcas, a fim de que possamos ser os edifícios espirituais que o mundo precisa olhar e ver o testemunho de Cristo.
Que a Virgem Maria, Senhora e Mãe da Igreja – entregue a João por Jesus, no alto da Cruz, Jo 19,25 – possa nos ser o modelo de templo espiritual que precisamos. E que através de sua maternal intercessão aprendamos a ser agradáveis ao Senhor.
São João Batista, rogai por nós!
São João Evangelista, rogai por nós!
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
N. S. Mãe da Igreja, rogai por nós!
Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário