terça-feira, 20 de novembro de 2012

Converte-te e volta à tua prática inicial (Ap 1,5b)

"Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua perseverança. Sei que não suportas os maus. Puseste à prova alguns que se diziam apóstolos e descobriste que não eram apóstolos, mas mentirosos. És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. Todavia, há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar." (Ap. 1,2-5)
 
             É de impressionar esta palavra de Ciência do Senhor Jesus à comunidade de Éfeso. Comunidade de bom testemunho cristão, esforçada e perseverante, e que sofreu afrontas pelo Nome de Jesus sem desanimar. Porém, pelo fato de ter vivido tantas experiências boas, e, muitas vezes não tão boas, acostumou-se com a assistência do Senhor, de suas graças e até mesmo da companhia dos irmãos, levando-a a acomodação. Sim, acomodação que enfraqueceu o amor, a adoração e a alegria de pertença ao Senhor. Por isso, Jesus declara a reprovação e insiste na conversão, no retorno 'ao primeiro amor'.
            A experiência da comunidade de Éfeso é também a de muitos de nós cristãos que, diante dos hábitos diários, incorremos na acomodação religiosa e no enfraquecimento espiritual. Esta palavra vem de encontro às necessidades mais corriqueiras daqueles que se afastam do Senhor mesmo permanecendo na Igreja, nas pastorais e nos movimentos eclesiais.
 
            Cuidados indispensáveis, reclamado por Jesus a João no início do livro de Apocalipse, e, ensinado por muitos místicos, é a vida de oração. O encontro diário com o Senhor das almas através da oração é a recarga de amor que precisamos para 'permanecer no Amor'. O Senhor quer insistir conosco. Ele deseja que a volta ao 'primeiro amor' seja uma volta de conversão com uma profunda reconciliação a partir da queda, para que assim, a reconstrução espiritual seja digna de se manter com as luzes do 'Candelabro". Por isso Ele vai nos dizer: "Lembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar." (Ap. 1,5). Vale lembrar que o candelabro é figura do Espírito Santo desde o Antigo Testamento. Ele é um castiçal com vários braços. Mas para os judeus, o candelabro de sete braços encontra-se ligado a sua cultura (Ex 27). Lá, encontra-se o detalhamento de uma peça desse tipo a ser confeccionada para o templo, sobre a qual repousaria o Espírito de Deus - o mesmo é conhecido pelo nome de Menorá. Busquemos a conversão que o Senhor nos convida neste final de ano litúrgico. Procuremos manter o nosso 'candelabro' aceso com as suas sete velas, as velas do Espírito Santo, nas quais estarão os seus sete dons capacitando-nos a conversão sempre que cairmos.
            Que o Senhor e a Senhora do Céu estejam presentes em nossos propósitos de conversão!
            Estela Márcia 19 e 20/11/2012.

 

 

Um comentário:

  1. "A experiência da comunidade de Éfeso é também a de muitos de nós cristãos que, diante dos hábitos diários, incorremos na acomodação religiosa e no enfraquecimento espiritual. Esta palavra vem de encontro às necessidades mais corriqueiras daqueles que se afastam do Senhor mesmo permanecendo na Igreja, nas pastorais e nos movimentos eclesiais."

    E como é verdade... É uma luta contínua, muitas vezes cansativa, quase um ciclo... É uma guerra contra si mesmo. Se não fosse o Senhor à nos reconduzir, que seria de nós?
    O blog está melhor à cada nova postagem! Parabéns, tia!

    ResponderExcluir