quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Reino de Deus está entre vós

"Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”. (Lc 17,20-25)
                Os sinais de rejeição a Jesus se atualizam em nosso meio ...
... quando negamos a fé, e colocamos a nossa confiança nos bens transitórios,
... quando nos desesperamos por pouca coisa que nos acontece,
... quando renegamos o seu Amor de Cruz por nós, não aceitando as dificuldades do dia a dia,
... quando não Lhe dedicamos o devido valor na busca diária através da oração,
... quando rejeitamos os nossos irmãos através da indiferença ou do descaso, da irritação ou da impaciência,
... quando ignoramos a Sua presença na Sagrada Eucaristia,
... quando nos julgamos auto suficientes diante da sabedoria nas decisões,
... quando deixamos de fazer o bem aos que de nós precisam, ...
            Renegando a Jesus estamos impedindo que o Reino de Deus aconteça em nosso meio e em nossa vida, seja na simplicidade dos acontecimentos ou nas situações complicadas do dia.
            Ao contrário disso, a Igreja, Mãe e Mestra nos convida a meditarmos juntos através da Festa de Cristo Rei, especialmente - ao final de cada Ano Litúrgico - sobre o que temos feito ou vivido para permitir ou impedir que o Reino de Deus aconteça.
            Jesus foi enfático ao afirmar aos fariseus, e a nós hoje, que o Reino de Deus já está entre nós - “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós” (Lc 17,20-21) - e por isso não será de forma suntuosa e luxuosa, inesperada ou surprendente que ele virá acontece, mas sim a partir dos seus exemplos e ensinamentos concretos já acontecidos no meio de nós.
            Vai nos dizer São João no início do evangelho: "Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14), e podemos ir mais a frente, o Verbo divino se fez carne, habitou, ensinou, curou, libertou, sofreu, morreu, ressuscitou e está a direita do Pai, e espera de nós a prática de tudo o que nos ensinou, e então veremos acontecer em nosso meio o Reino de Deus que Ele veio nos trazer.
            Que o Senhor e a Senhora do Céu nos permita ser, fazer e permitir que o Reino de Deus aconteça e se estabeleça nas nossas vidas, e nos preparem para viver e reinar no 'lugar' que o Senhor foi nos preparar junto do Pai.
 
Estela Márcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário