terça-feira, 3 de julho de 2012

A intensa profissão de fé de São Tomé

                Com alegria a minha alma celebrou desde as primeiras horas do dia a profissão de fé de Tomé. Digo isto porque todas as pessoas, cristãs ou não, falam da "dúvida" de Tomé. Atribuem a ele o "ver para crer". Mas como dizia, neste dia proponho-me, com a graça do Espírito Deus, declarar o que o Senhor permitiu-me enxergar nesta rica experiência de Tomé.
            Tomé, israelita de nascimento e carpinteiro de origem, citado no Novo Testamento nos quatro Evangelhos, é apresentado por João em sua experiência de fé na Última Ceia - incitando os discípulos a morrer com o Senhor na Judéia. É autor da pergunta sobre o caminho que leva ao Pai, e que recebe de Jesus um dos sentidos escatológicos da fé da Igreja : "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim".
            No Evangelho de hoje, percebemos que o seu questionamento abriu-lhe uma experiência de fé com o Mestre que permitiu aos seus aumentar a confiança e o entendimento do que estava começando a lhes acontecer. Percebo que o momento de fé de Tomé abriu os olhos e coração, mas não ficou apenas aí, diante da proposta do Senhor em lhe apresentar o lado aberto pela lança, bem como as Suas chagas, aquele seria o momento primordial para a fé da Igreja que dentro em breve nasceria.
                Através de suas palavras de ordem e força, Jesus estava lhe concedendo a libertação da dúvida de fé, a cura do coração sofrido pela Sua ausência, sobretudo a certeza de que a sua fidelidade estava sendo renovada.
                Declaremos ao Senhor Jesus nossa fé neste dia, aprendendo com São Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!”
                                                                                                                         São Tomé, rogai por nós!!!
                                                                                                                                             Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário