quarta-feira, 18 de julho de 2012

A PALAVRA DE DEUS É EFICAZ!

            Amados irmãos, estamos vivendo nestes últimos tempos, uma crise de impiedade muito grande. O homem por querer viver sua “própria verdade”, acaba por afastar-se da “Verdade de Deus”.

            Quando Jesus insinuava suas despedidas para com os discípulos, eis que Tomé lhe perguntou sobre o caminho, pois o Mestre, acabara de lhes fazer uma promessa, “Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. E vós conheceis o “Caminho” para ir aonde vou” (Jo 14, 3-7).  E Tomé que desejou ardentemente conhecer o Caminho, Jesus lhe diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.

            Como Tomé, que conviveu com o Mestre, ainda não havia percebido a Verdade, muitos de nós vive este sério drama. E acaba por, pensar encontrar em si as respostas que só Deus pode dar.

            Mas, em contraproposta as verdades pessoais, Deus faz conosco suas duas Grandes Alianças, a primeira, do Antigo Testamento com Moisés que nos concedia a Lei, a segunda do Novo Testamento enviando seu Filho Jesus, nos concedendo o Amor. O Pai já desejava em seu sentimento eterno, nos mostrar o Caminho para a Verdade.

            Sim, irmãos, o Caminho em busca da Verdade está no Coração de Deus, em Suas Santas Inspirações, e a todos nós é possível conhecê-la, basta que nós aprendamos a mergulhar na Escritura Sagrada, nos Testamentos que trazem as Verdades que alimentam a nossa fé, a nossa esperança e o nosso amor.

            Os caminhos que o homem está vivendo, neste século, acabam por levá-lo a perdição, por cair no egoísmo, no desamor, nas paixões desenfreadas, na cegueira do orgulho, da deslealdade, e de tantos e tantos frutos de uma forte crise de impiedade.

            Ao cristão, como também, a todos os que desejarem, como Tomé, conhecer o Caminho que leva ao Pai, basta começar a viver a “Escritura, como sustentáculo da fé”.

            Toda Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.  Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.”   (II Tim 3,16-17).

            Ao compreendermos que na Palavra de Deus, encontramos ensino, repreensão, correção, formação, justiça e amor, tudo em nossa vida começa a mudar.

            A Igreja, nestes tempos vem exortando, vem conclamando aos cristãos, a “assídua leitura e o cuidadoso estudo”, para que “pela freqüente leitura das divinas Escrituras, alcancemos o bem Supremo:  “O conhecimento de Jesus Cristo” (Fl. 3,8).  Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo (Dei Verbum 24 e 25).

            Não podemos ficar “como crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina” (Ef. 4,14). Isso porque, quando as tribulações aumentam, o ser humano fraqueja, o cristão católico fraqueja, e, não conhecendo a Palavra de Deus, fica ao sabor das ondas fortes das dificuldades, que acaba se tornando presa fácil a qualquer sopro de religião.  E a primeira que aparece, o seduz com suas pregações, orações e respostas.  Respostas estas, que sempre lhe tiveram a disposição na Doutrina Católica, na Igreja de Jesus Cristo, mas negligenciada por desinteresse, por falta de amor à Verdade conhecida.

            Amados, procuremos buscar mais na Palavra de Deus, sua eficácia para todas as situações que nos envolverem, sejam elas: dificuldades no matrimônio (Mt 5,27-32), com os filhos, com os pais, com os patrões (Ef 6,1ss), com a fé, com a comunidade...  Saiba, Deus tem sempre uma resposta verdadeira para você.

            Não espere a dificuldade chegar, busque antes, arme-se antes, “Ficai alerta, à cintura cingida com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão. Embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a Espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus”  (Ef. 6,14-17).

            E como São Paulo, “eu agora vos encomendo a Deus e a Palavra de Sua Graça” (Atos 20,32),  por meio de Jesus Cristo.  “As palavras que vos tenho dito são espírito e vida” (Jo. 6,63). Amém ! !

                                                                                                        Estela  Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário