domingo, 12 de março de 2017

"Quaresma, tempo e caminho de conversão"
AlmaCarmelita



"Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas."(Lc 11,29b) A geração má que Jesus fala neste Evangelho, é aquela que precisava reconhecê-lo a partir dos milagres e prodígios, dos sinais que lhe provassem o sobrenatural, para então, acreditar e seguir. Mas, também, atualiza-se nesta geração,  que mesmo diante das provas do Amor de Deus levado ao extremo da Cruz, não mudou de vida. Ainda não entendeu o Plano de Amor que Deus lhe reserva.
A conversão de vida, passa pela experiência com Jesus, no entanto, é também, uma questão de atitude, de querer assumir uma vida nova, a partir de uma mentalidade nova, com hábitos novos.
O Querigma - ou Kerigma (do grego: κήρυγμα, kérygma) palavra usada no Novo Testamento como mensagem, pregação, anúncio ou proclamação da Palavra de Deus - nos conduz a esse reconhecimento, e, explica bem tudo isso.
A experiência com o Amor de Deus nos faz melhores, nos faz mais crentes e esperançosos, porque nos leva a algo maior, a Alguém que "tudo" pode fazer, "tudo pode mudar". Mas, isso se dá, começando pelo reconhecimento do sentido da vida e da missão que recebemos com o grande dom já recebido, a vida.
Porém, muitas vezes, estamos assolados nos maus hábitos - que são os vícios - e, precisamos transformá-los, ou mesmo, abandoná-los, substituí-los por hábitos bons - que são as virtudes. E assim, ganhar um novo sentido para as nossas vidas.
Todos os vícios são, sem exceção, um desvio, e que, deliberado por nós, torna-se uma ofensa a Deus, portanto, condição de pecado. Condição deliberada por nós, a nós mesmos, mas sobretudo, a Deus.
Quaresma é um tempo e um caminho de  Evangelização para todos nós, porque nos propõe esse romper com o caminho dos vícios, e buscar uma nova rota, um novo caminho, diferente do que estávamos fazendo, que é o caminho das virtudes, das boa obras, que se realiza nos exercícios das boas práticas, das mais simples e pequenas, chegando às mais complexas e maiores. Por isso, afirmamos ser uma questão de atitude.
A proposta deste tempo quaresmal é a de despertar-nos. É uma proposta de voltarmos ao primeiro amor. Proposta de fazermos um "novo caminho, para uma nova vida", que será alcançada na ressurreição da nossa vida de pecado, em troca de uma vida nova, celebrada na Páscoa do Senhor.
Quaresma. O momento é este, irmãos,  de reconhecermos as nossas fragilidades, os nossos vícios, e arrependermo-nos, como os ninivitas, que ouviram os apelos do profeta Jonas, "acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior" (Jonas 3,5), e de acreditar na exortação de Jesus que nos diz: "Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração."

Nenhum comentário:

Postar um comentário