domingo, 12 de março de 2017

"As penitências da QUARESMA passam pela experiência do AMOR"
                                                    AlmaCarmelita


"Ferimos por nossas culpas
o vosso infinito amor.
A vossa misericórdia
do alto infundi, Senhor.
(...)
Conceda o Deus Uno e Trino,
que a terra e o céu sustém,
que a graça da penitência
dê frutos em nós. Amém."

As estrofes do hino das Laudes traduzem a verdade e o ápice das penitências da Quaresma. As penitências da QUARESMA passam pela experiência do AMOR. Penitências que devem transformar-se em frutos de restauração do Amor de Deus em nós e em nossas vidas.
Diante do novo mandamento, Jesus vêm nos advertir a respeito de nossas práticas de vida, e experiências pessoais para com o seu Amor que precisa ser excedido, estendido e doado. Pois,  é próprio de quem recebe algo compartilhar desse algo. Assim, acontece na dinâmica do amor. Recebemos de Deus sua essência de Amor, precisamos doá-Lo.
"Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei."(Jo 15,12).
Enquanto prática, o amor transforma-se em caridade.
É como uma troca, recebemos, e, devemos doar. Nos dirá Santa Teresinha: “Só a caridade pode dilatar meu coração. Ó Jesus, desde que essa doce chama o consome, corro com alegria no caminho de vosso mandamento novo...”, dirá ainda Teresinha: “Quando o coração se dá a Deus, não perde a afetividade. Pelo contrário, a afetividade se avoluma na medida que se torna mais pura e mais divina.”
Por isso, cuidemos de viver neste tempo da quaresma exercitando uma das práticas que mais crescerá em nós, por nós e através de nós, o amor, como prática de caridade.
Renovemos para com Deus, conosco e com os irmãos este dom transformado em partilha.
Senhor, Vos agradeço pelos Vossos mandamentos que têm sua centralidade no Amor. Amor que dirige nossas vidas para Vós e para os irmãos, e, nos liberta das amarras puramente humanas, cheias de tendências e fragilidades, e que muitas vezes, abre espaço para as ações do mal, ações que negam o Vosso amor.
Muito obrigada, Senhor, por Vosso Amor sem medida e sem pré-condição que nos faz melhores apesar de nós!
Muito obrigada, Senhor, por este Amor que nos abraça e reconduz quando erramos e quando pecamos, mas arrependidos voltamos a Vós!
Muito obrigada, Senhor, porque neste Amor nos encontramos, amadurecemos e crescemos sempre que Vos buscamos!
Muito obrigada pela profundidade, encontrada em nosso ser, ao nos encontrarmos com convosco através do amor doado, do amor compartilhado e vivido na caridade!
Restaura-nos, se preciso for, e reemprima, a cada instante, fagulhas amorosas que nos capacitem a nos doar!
Que o Vosso Amor acolha nossos limites, e, nos faça fiéis aprendizes dessa prática amarosa e fiel ao plano eterno de salvação que já começa no hoje de nossas vidas e de nossas práticas.
Unindo-nos ao salmista, rezamos bendizendo por esse Amor que nos dá todo o bem: "Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei! Quero louvar-vos com sincero coração, pois aprendi as vossas justas decisões. Quero guardar vossa vontade e vossa lei; Senhor, não me deixeis desamparado!" (Sl 118, 1-2.4-5.67-8) Glória ao Pai... Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário