quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sequioso (a) das Graças de Deus? Os Salmos as derramarão.

 
Minha alma está sedenta de vós, e minha carne por nós anela como a terra árida e sequiosa, sem água” (Salmo 62,2b)
            É comum existir em nós um clamor como este do salmista, principalmente diante da aridez diária de um corre-corre consumidor. Torna-se, assim, necessário que busquemos alguns instantes diários para a reflexão e penetração nas profundezas que só Deus tem para nos dar. Instruída pelo Espírito Santo de Deus a Igreja de todos os tempos vem nos ensinando a prática da “Oração das Horas”.
            E perguntarias? Como Deus poderia regar a terra seca dos meus pensamentos, sentimentos e relacionamentos humanos? E eu lhe diria: - Através da oração diária dos salmos. Pois, ontem e hoje, os salmos têm sido uma fonte riquíssima de oração do homem sedento de Deus e de suas Graças. Como o fazia o próprio Jesus em sua oração dirigida ao Pai. Assim, todos os Santos, de todos os tempos, sempre tiveram nos salmos, a grande fonte de sua Santidade.
            Estão ali, orações inspiradas, queridas por Deus, e que sem percebermos eles se traduzem naquilo que queremos e precisamos, neles estarão centrados a vontade de um algo mais que não sabemos onde buscar. E é aí que se completa e que se preenche o vazio de nosso ser.
            Reflitamos um pouco mais:
            “Porque Vossa Graça me é mais preciosa do que a vida, meus lábios entoarão vossos louvores”  (v. 4) Aproveite. Questione-se: Como está sua vida? Alegrias? Êxitos? Tristezas? Fracassos? Sonhos? Realizações? Decepções? Provavelmente você o diga: Sim para um, não para outros... Porém, para tudo e em tudo precisamos deste balanço diário conosco mesmos e com os que nos rodeiam, e é através da meditação profunda dos Salmos que encontraremos as perguntas e as respostas de que precisamos. Mais ainda, muitos acontecimentos que carecem de explicação, de discernimento, de entendimento e de nova direção se encontrão.
            Outro grande aspecto da importância da meditação dos Salmos está no conflito pessoal de muitos ao dizerem: ‘Quero rezar, mas faltam-me palavras.’ Novamente eu lhes diria: Busque nos Salmos. Completaria e completo, fazendo um desafio: Procure rezar os Salmos diariamente, neles estarão orações para o amanhecer, para o anoitecer, para as súplicas, para os agradecimentos e muito mais. Afirmo-lhes, em meio a tantos acontecimentos bons e ruins do dia-a-dia, poderemos dizer: “Minha alma saciada como de fino manjar, com exultante alegria meus lábios vos louvarão.  ... Porque vós sois o meu apoio, exulto de alegria, à sombra de vossas asas”  (Salmo 62,6.8)Amém!

Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário