domingo, 26 de maio de 2013

Angelus: Papa Francisco faz apelo à conversão dos mafiosos

Durante o encontro deste domingo com os fiéis para a oração do Angelus, o Pontífice fez um apelo à “conversão dos mafiosos e mafiosas”. “Penso na dor de tantos homens, mulheres e também crianças, que são explorados por máfias que desfrutam destas pessoas tornando-as escravas com a prostituição e sob pressões sociais. Por trás desta exploração e escravidão estão as máfias. Rezemos para que estes mafiosos e mafiosas se convertam a Deus”.
As palavras de Papa Bergoglio lembram a exortação feita em 9 de maio de 1993 por João Paulo II no Vale dos Templos, em Agrigento, quando se dirigiu aos sicilianos convidando-os a rechaçar a “civilização contrária, civilização da morte”. Papa Wojtyla falou diretamente aos mafiosos, culpando-os pelos sofrimentos dos sicilianos e acusando-os de não respeitar a Palavra de Deus.
O apelo feito por Papa Francisco neste domingo se refere à beatificação sábado, 25, em Palermo, de Pe. Giuseppe Puglisi, sacerdote e mártir, assassinado pela máfia em 1993.
 "Pe. Puglisi foi um sacerdote exemplar, que se dedicou especialmente à pastoral juvenil. Educando os jovens segundo o Evangelho, ele os tirava da delinquência, que tentou derrotá-lo, matando-o. Na realidade, porém, foi ele que venceu, com Cristo Ressuscitado".


Nenhum comentário:

Postar um comentário