quinta-feira, 9 de maio de 2013

A Liturgia vem nos convidando a prepararmo-nos para Pentecostes. Vinde Espírito Santo!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”. 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”. 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”. (Jo 15,26-16,15)
            Diante das promessas que o Senhor vem nos fazendo é importante que nós, seus discípulos, assumamos a atitude do acolhimento a Sua palavra. ‘O Defensor’, o ‘Espírito da Verdade’ é tudo o que precisamos para darmos testemunho da experiência que temos feito com o Senhor de nossas vidas.
            Pecado, justiça e julgamento, realidades a serem esclarecidas mediante o Espírito Santo que o Pai envia por meio de Seu Filho Unigênito. O Espírito Santo como Amor do Pai e do Filho é o transmissor da Graça, ele é a própria Graça que socorre as nossas fragilidades que nos levam a negação de Jesus nas ocasiões simples ou complicadas de nosso cotidiano. É o mesmo Espírito Santo que nos permite compreender a missão do Filho, os seus ensinamentos e o seu retorno ao Pai. E ainda, somente com o Espírito da Verdade tomaremos posse da vitória de Cristo sobre o Pecado, a Morte e a Cruz, que nos impeliu para o algo mais que Jesus quis revelar.
            Com a Igreja, no grande exemplo da primeira novena (Atos 1,13-14), preparemo-nos em oração para a vinda do Espírito Santo prometido por Jesus! E juntos clamemos: Vinde Espírito Santo!
            Estela Márcia







Nenhum comentário:

Postar um comentário