domingo, 27 de janeiro de 2013

Santa Inês, rogai por nós! (21 de janeiro)


Santa Inês
Nascimento
No ano de 291
Local nascimento
Roma
Ordem
Leiga
Local vida
Roma
Espiritualidade
Seu nome significa "pureza" em grego e "carneiro" em latim, In~es tinha uma destacada beleza. Inês pertencia à mais pura nobreza romana. A virgindade - virtude - era e é como um desafio à sociedade pagã, carnal em que vive o mundo. E muitos são chamados a esse estado de purificação. Com a idade 13 anos Inês recebeu proposta de casamento do filho do prefeito de Roma, totalmente apaixonado pela sua beleza. Inês recusou dizendo-se cristã e que se consagrara inteiramente a Deus. Costumava dizer: "Jesus Cristo é o meu noivo!" Por esta razão o pretendente a acusou ao imperador Diocleciano como adepta ao cristianismo, que a chamou e ouviu novas recusas. Foi acorrentada e submetida a terríveis torturas, às quais exclamava: "Deus cuida dos seus!" O imperador mandou que a levassem a um bordel. No entanto uma força superior não o permitiu. Condenada à morte e coberta pelos seus longos cabelos. Morreu degolada e seu corpo foi enterrado nas proximidades de Roma, na Via Nomentana, onde mais tarde erigiu-se uma Igreja em sua devoção.
Local morte
Roma
Morte
No ano 304, aos 13 anos de idade
Fonte informação
O livro dos Santos
Oração
Ó Deus, que destes à Vossa Santa Igreja, Santa Inês, como exemplo de pureza de vida, ornada de todas as virtudes, fazei que as nossas jovens encontrem nela um modelo de fé e de amor à seguir., servindo somente à Cristo e seu Reino. Por sua vida e por seus méritos, afastai os males da juventude que as rodeia; as drogas, as más companhias, o indiferentismo religioso, e todas as tentações do mal. Que Santa Inês interceda à Deus por uma juventude sadia, alegre e animada pela vida, cheia de entusiasmo pelas coisas de Deus e de esperança de um Mundo melhor. Santa Inês, rogai por nós.
Devoção
À consagração total a Deus
Padroeiro
Das virgens consagradas
Outros Santos do dia
Inês - padroeira das Meninas Adolescentes (virg. e mártir); Anstácia, Patricia, Augúrio, Elógio, Polieuto, Enpsíquio e Clemente (mártires); Frutuoso, Públio e Epifánio (bispo); Meinrado (erem).
FONTE: ASJ
  
 Conforme a tradição no dia de Santa Inês mártir, o Papa abençoou os cordeiros cuja lã será utilizada na confecção dos pálios dos novos Arcebispos do mundo inteiro, dentre eles, nosso novo Arcebispo Dom José Francisco, que deverá se dirigir à Roma no dia 29 de Junho para receber o seu. A bênção aconteceu no Palácio Apostólico, na Capela do Papa Urbano VIII. Os animais são criados pelos monges trapistas do Mosteiro de Trefontana e os pálios são confeccionados pelas monjas do Mosteiro de Santa Cecília, também em Roma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário