Julga-se
que o título Theotókos, Mãe de
Deus, aparece pela primeira vez, na literatura cristã, nos escritos de Orígenes
(†250). Foi solenemente proclamado pelo Concílio de Éfeso (431) (BETTENCOURT,
2004).
Em
que sentido Maria é a Mãe de Deus? Toda mãe é mãe de uma pessoa. A Pessoa que
nasce de Maria é a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que dela assumiu a
carne humana. Maria, porém, não é mãe apenas da carne humana, mas de toda a
realidade do seu Filho, o Verbo encarnado. Daí dizer-se que Maria é Mãe de
Deus, mas enquanto Deus feito homem.
Deus
escolheu Maria, por benevolência ou gratuidade, para ser Mãe Santa. Portanto,
encheu-a de graça. Maria correspondeu fielmente ao dom de Deus, dizendo-se e
fazendo-se a serva do Senhor (cf. Lc 1,38. 44). Maria foi escolhida como filha
de Sião ou como membro de um povo chamado a gerar o Messias. Isto quer dizer
que o Sim de Maria é o Sim de uma coletividade; é o Sim de todo o gênero humano, chamado a se
prolongar na Igreja através dos séculos (BETTENCOURT, 2004).
Maria
concebeu o Filho de Deus de maneira livre e generosa. Para isto, devia ter
certo conhecimento do dom e da missão que lhe eram propostos (não se tratava de
conhecimento pleno; (cf. Lc 2,50). Maria é privilegiada, mas ela se intitula “servidora de Deus e dos homens” (cf. Lc
2,38. 48). O próprio Jesus ensinou que “o
maior deve ser como aquele que serve” (cf. Lc 22,26; Jo 12,13-15).
Desde
remota época a Igreja professa que Maria é sempre virgem (no sentido físico).
Esta verdade pertence ao patrimônio da fé, como declarou, em conformidade com a
Tradição, o Papa Paulo V (aos 7/08/1555): “A
bem-aventurada Virgem Maria foi verdadeira Mãe de Deus, e guardou sempre
íntegra a virgindade, antes do parto, no parto e constantemente depois do
parto” (DS 1880 [993]).
A
doutrina da concepção virginal de Maria começa a ter sentido quando abordada de
modo contemplativo no contexto da encarnação. As narrativas da infância de
Mateus e Lucas são as únicas fontes que falam da concepção virginal de Jesus.
Elas testemunham que Maria concebeu Jesus pelo poder da sombra do Espírito
Santo sem intervenção masculina (cf. Lc 1,26-38; Mt 1,18-25). Os dois autores
estão indicando o interesse na concepção virginal como sinal de escolha e graça
divinas. A descrição extraordinária do nascimento de Jesus entra no
discernimento cristológico de que Jesus é Filho de Deus, o Messias, desde o
nascimento.
Assim,
a doutrina da virgindade de Maria é indicativo das origens de Jesus no mistério
de Deus que não se explicita apenas por ascendência humana, mas pela iniciativa
criadora de Deus. Maria é virgem e mãe. Maria Virgem porque se guardou íntegra
para Deus. Virgem por guardar íntegra a Palavra de Deus: “Faça-se em mim…”. Por
isso é também a “sempre virgem Maria”:
avançou íntegra na “penumbra da não-visão”; avançou em “peregrinação de fé”
(LG 58).
SANTA MARIA MÃE DE
DEUS, rogai por nós!
Estela Márcia
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