quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Amar a Deus é observar os seus mandamentos

            Interpretado e vivido de várias maneiras, o amor é antes de tudo um pré-requisito para vivermos a dimensão de pertença a Deus, crendo que no cume do seu amor por nós Ele enviou seu Filho ao mundo para nos salvar. E ainda, "Amor" é o seu Nome, vai nos dizer São João - 'Deus é Amor' (IJo 4,16), e nós, com a Igreja, temos anunciado esta verdade em todos os momentos de nossas ações evangelizadoras.
            Diante dos limites humanos, vale lembrar que apesar de nós, a iniciativa do amor é sempre de Deus, pois "amamos a Deus porque ele nos amou primeiro." (IJo 4,19) Mas também deve fica claro que, o critério do amor a Deus não prescinde do amor humano, pois eles se correspondem e se completam. Deus é pleno no Amor e em seu Amor para conosco, e nós imperfeitos e limitados. Assim, a começar em nós, as nossas imperfeições e limites tornam-se barreiras que nos impedem de avançarmos em direção ao próximo e acolhermos suas necessidades e carências, podendo suprir as nossas que também são muitas.

 
 
 
            A nossa proposta nesta reflexão neste dia é a de despertar e aperfeiçoar tais limites numa experiência com o Amor do Criador que permite a criatura se tornar filho, e como filho se fazer servo por amor. Amor Esse que cura, salva e liberta sem fazer grandes exigências. É nesse Amor que a alma humana encontra refrigério e as suas relações se reavaliam a partir da restauração e da renovação interior que só Ele é capaz de fazer.
            Afirmamos então que o Amor de Deus é fonte de salvação e de vitória dos limites humanos. Mas é mediante a fé em Jesus Cristo que tomamos posse dessa realidade restauradora e renovadora. Diz São João: "Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém amará também aquele que dele nasceu" (IJo 5,1). Aqueles que fazem a aventura da Fé em Jesus Cristo encontram-se diante da força amorosa de Deus. A fé se impõe sobre todas as mediocridades humanas. É crendo em Jesus Cristo que compreenderemos o Amor de Deus. É na compreensão desse Amor que somos capacitados a viver os mandamentos de Deus. E vivendo os mandamentos de Deus encontramos tudo aquilo que precisamos para nos relacionarmos com os nossos irmãos, aceitando os seus limites e suprindo as nossas carências.
            Interessa a nós o conhecimento e a vivência dos mandamentos de Deus justamente por sermos limitados, e tais limites nos fazem transgredir regras de relacionamentos que muito nos machucam, nos levando ao desamor. Então, Deus em sua perfeita Sabedoria nos concedeu regras de convivência para que possamos nos tornar perfeitos no amor.
            Queremos vencer os nossos limites humanos? Precisamos viver a regra do amor - 'Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos'. Essa é a resposta de amor que precisamos dar a Deus, e com Ele, aprender a sermos melhores. E com São João terminar dizendo: "Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé." (IJo 5,2-4)
            Que Deus abençoe os nossos propósitos de amor e fé, e nos permita colocar em prática os seus mandamentos!
Estela Márcia

           

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário