quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O Mistério da Encarnação é Mistério do Amor de Deus por nós

            O Mistério da Encarnação ao qual estamos celebrando, ainda por assim dizer, nestes primeiros dias do ano, traz em si a filiação que todos os batizados recebem a partir do Filho de Deus que 'se fez carne e habitou entre nós' (Jo 1,14a), como vai nos dizer São João. Então, diante desse Mistério de Deus se fazendo carne humana há algo imensamente importante para o nosso pequeno entendimento, o Amor que é próprio Deus, vem ao mundo para ensinar o homem a amar. Se o Mistério da Encarnação é profundo demais para o conhecimento humano apreender, também com ele, se encontra o Mistério do Amor com que Deus veio nos trazer.
            São João, o apóstolo do Amor, procura nos dar uma precisão para este Amor ao dizer-nos: "Vede, que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! " (Jo 3,1) Sim amados, é presente de Amor. É Mistério de Amor o que o Pai nos deu. Ele deu de si, deu-nos o Seu Filho único, gerado Nele e com Ele. Do alto da Majestade Trinitária, o Amor se deu de si mesmo, dando-nos Jesus como carne no seio da Virgem Maria. O Pai, querendo-nos como filho, nos deu seu Filho para nascer e morrer por nós.
            A realidade é esta, somos filhos do Amor, pois 'Deus é Amor' (IJo 4,16). É nesta dimensão que precisamos refletir sobre "o duplo sentido da caridade", meditado e ensinado por Santo Agostinho. Ele vem nos lembrar que precisamos manter na mente e no coração o fundamento do amor. E diz: "Veio o Senhor, mestre da caridade, cheio de caridade, cumprir prontamente a palavra sobre a terra (Rm 9,28), como dele foi anunciado, e sintetizou a lei e os profetas nos dois preceitos da caridade. Recordai comigo, irmãos, quais são esses dois preceitos. É preciso que os conheçais profundamente, de tal modo que não vos venham à mente só quando vo-los lembramos, mas os conserveis sempre bem gravados em vossos corações. Recordai-vos em todo momento de que devemos amar a Deus e ao próximo: a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, e de todo o nosso entendimento; e ao próximo como a nós mesmos (Mt 22,37-39)." (O duplo sentido da caridade, do Tratado sobre o Evangelho de São João, de Santo Agostinho - Séc. V)
            O Mistério da Encarnação é o Mistério do Amor de Deus por nós, disso não podemos ter dúvida. Afirmamos ainda que a síntese de toda a doutrina cristã está baseada no amor. É no amor que se explica toda a vida e a obra de salvação de Jesus Cristo feito homem. E Nele se encontra o fundamento da doutrina pregada e vivida por Ele em todos os evangelhos.
            Lembremos que a doutrina do Amor é um chamado para todos os cristãos. Ela precisa ser vivida por todos os filhos Deus. Assim, somos chamados a amar a Deus e ao próximo, e se preciso for, recomeçar tudo de novo em nós a partir desse amor.
            Diante deste Mistério de Amor nos remetemos a Santa Teresinha, a doutora da pequena via do Amor, que aprendeu com Jesus, como ninguém, a viver e a mergulhar neste Mistério de vida e de entrega ao seu eterno esposo. Através da Virgem Maria e a princesinha do Carmelo - Santa Teresinha -  nos unamos para clamar a doce experiência do Amor de Deus no profundo desejo de sermos os aprendizes que o Senhor deseja. 
 
Estela Márcia

 

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário