segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mudanças como a dos Apóstolos

"Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas;
 nestes dias, que são os  últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem constituiu
herdeiro de todas as coisas e pelo qual também  criou o universo." (Hb 1,1-2)
            Com a carta aos Hebreus a Liturgia do Tempo Comum, deste ano ímpar, começa o tempo da esperança, vestindo verde, mas ardendo no chamado a conversão. As oportunidades de conversão reiniciam sua trajetória de mudança de vida pautada no fundamento da fé em Jesus Cristo, que nos fala através de sua palavra e de seu testemunho fiel ao Pai. Por isso, com propriedade, esta carta nos incita a reflexão de toda herança trazida por Jesus Cristo a nós, seus irmãos na filiação divina.
            Com a força e o poder de sua palavra, Jesus nos faz mais que uma proposta, Ele nos apresenta um mandamento, para este tempo Litúrgico que iniciamos: "(...)Convertei-vos, e crede no Evangelho! (...) “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. (Mc 1,14-20)
            O chamado deste Evangelho se passa na vida de irmãos pescadores - Simão e André, Tiago e João - que, apesar de estarem em circunstâncias diferentes, todos eles estavam a margem daquilo que Deus queria para eles. Por isso, Jesus foi firme e contundente em sua proposta para eles.
            Se trouxermos a realidade dos irmãos pescadores do evangelho, suas atividades pessoais e suas posteriores missões - discípulos e apóstolos do Reino de Deus - poderemos fazer uma contextualização com a nossa realidade, as nossas atividades e "a missão" que Deus tem para nós.
            Então, ajudados pelas motivações da situação em que eles se encontravam no momento do chamado, olhemos para nós e o chamado que a nós se faz neste dia, e permitamo-nos ser questionados por uma breve reflexão.
            Vejamos, " à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores" (v.16); "(...) viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes(v.19)". Simão e André estavam à beira mar, e, Tiago e João estavam consertando as redes, percebemos que a situação que os envolvia precisava ser mudada, afinal estar à margem é estar de fora e/ou estar consertando é estar com problemas. É nesse exato momento que Jesus lhes vem como a solução que precisavam. Com a proposta de mudança - "Convertei-vos" -  que lhes tirariam da acomodação dos problemas - " farei de vós pescadores de homens".
            Mudanças como a dos Apóstolos que foram pescadores são as que o Senhor quer fazer em nossas vidas hoje.  Será que estamos dentro ou fora (à margem) do Plano de Deus para nós? E os nossos planos estão sendo realizados? E os nossos problemas? Estão sendo resolvidos de forma satisfatória? o que está nos faltando? Será que não estamos nos colocando à margem daquilo que Deus tem para nós, e por isso estamos tão insatisfeitos? Será que estamos tentando consertar sozinhos as nossas redes?
            Pensemos nestes questionamentos deste dia, e procuremos ouvir o chamado que o Senhor está fazendo a cada um de nós neste dia. E como Tiago e João, sigamos a Jesus e vejamos o que Ele tem para nós, e com certeza jamais nos arrependeremos.
            Deus as nossas decisões! Estrela da Evangelização, rogai por nós!
Estela Márcia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário