sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Encontro que permite ao Senhor dar de Si aquele que ama

            O encontro da cura é o que podemos dizer ao meditarmos profundamente o Evangelho de Lc 5,12-16 em que trata da cura do leproso. Ou ainda, encontro da fé e da confiança, se olharmos o lado humano da experiência. Mas, ao olharmos o lado divino, dizemos ser o encontro da Divina Misericórdia com seu penitente. Encontro que faz com que o Senhor se revele. Encontro que permite ao Senhor dar de Si aquele que ama.
            Tudo o que o Senhor espera de um penitente, a fé e a confiança no seu poder e na sua misericórdia é o que vemos neste trecho: “Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: Senhor se queres tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”.
            Percebemos que a atitude do leproso era de busca e desejo de cura. Com a pretensão de ser curado se dirige a Jesus com total entrega - "o homem caiu a seus pés" - clamor e confiança - "...e pediu: Senhor se queres tu tens o poder de me purificar”. Era um clamor de purificação. Purificação que supunha cura física, mas que se completa ria na purificação da alma. Diante da fé e da confiança do leproso que vai ao seu encontro, Jesus imediatamente o atende. E o milagre acontece, a cura da alma e do corpo. E a suposta purificação física se completa a partir da purificação do coração. Este é o pedido que muitas vezes ressoa também em nossos lábios e/ou em nossa alma, o de ser purificado.
                Como em todas as curas e libertações operadas por Jesus nos evangelhos, a aparente necessidade física está associada a uma enfermidade interior. E Jesus, como Senhor e Deus da vida, que perscruta o interior do coração humano, vai mais profundamente e opera no físico aquilo que começara no interior, a doença da alma. O salmo 50 explica bem até aonde vai o poder curador de Deus diante de um verdadeiro penitente: "Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado. Eu reconheço a minha iniqüidade, diante de mim está sempre o meu pecado. Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, para que exultem os ossos que triturastes. Dos meus pecados desviai os olhos, e minhas culpas todas apagai. Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza. Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar."(Sl 50, 4-5,10-12,19)
            A purificação do penitente que crê e confia no poder de Deus vêm acompanhada de completa cura. Então, diante das enfermidades, busquemos ao Senhor com fé e confiança no seu poder e misericórdia, mas examinemos o nosso coração, a fim de irmos a Ele com o coração contrito, e assim veremos os milagres e prodígios que Ele realizará também em nós.
Estela Márcia

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário