Lucas é o evangelista do 3º
Evangelho, no Novo Testamento. É o Evangelho do novo Elias e que preserva muito
o Espírito Santo. Já no 1º Capítulo contorna a história da salvação em Jesus
através do anúncio do anjo a Maria, "O Espírito Santo descerá
sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente
santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus". (Lc 1,35) "Nascido
numa família pagã e convertido à fé, acompanhou o Apóstolo Paulo de cuja
pregação é reflexo o Evangelho que escreveu. Transmitiu noutro livro - intitulado
Atos dos Apóstolos, os primeiros passos da vida da Igreja até à primeira
estadia de Paulo em Roma". (Ofício das Leituras) Apesar
de não ter sido discípulo de Jesus, emprendeu e desempenhou com toda diligência
e eficácia a missão do anúncio aos gentios a partir de sua intensa pesquisa e
comprometimento, "Muitos
empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre
nós, como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas
oculares e que se tornaram ministros da palavra. Também a mim me pareceu bem,
depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los
para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, para que conheças a solidez
daqueles ensinamentos que tens recebido".
(Lc 1,1-4) Gentio e médico de Antioquia, da Síria (Cl 4,10-14), já convertido em 43
ou 44 da era cristã - At 11,28 nota da Bíblia de Jerusalém que fala que
"estávamos" reunidos. Pouco
depois de 50 se uniu a são Paulo e viajou com ele na 2ª viagem (At 16,10) e foi
para a Macedônia, ficou em Filipos e quando Paulo volta na 3ª viagem a Filipos,
Lucas se associa de novo (At. 20,5). Ainda 58 d.C. Lucas está com Paulo em
Jerusalém, em 60 d.C. embarcou para Roma com Paulo, que seria julgado por César
At. 27 - 28 (está na 1ª pessoa do plural). Lucas assiste Paulo no fim da vida
no 2º cativeiro (2 Tm 4,11). Após a morte de Paulo não se sabe mais de Lucas,
acredita-se ter morrido.
Em torno do ano 70 escreveu o
Evangelho para as Comunidades da Itália e da Síria. Procurou apresentar as
dificuldades da época: perseguições e rebeliões dos judeus da Palestina contra
os romanos. Centralizou seus escritos na revelação de Jesus a partir do
entendimento da sua Cruz - Quem é Jesus?
(4,41) O que quer dizer: Messias e Filho de Deus? (14,61). Afinal, os judeus
não cristãos diziam que Jesus não podia ser o Messias porque um condenado à
cruz é um maldito (Dt 21,23). A cruz é loucura (1Cor 1,23). Estas questões
levaram algumas pessoas a terem ideias diferentes sobre Jesus. Escreve num
tempo em que a maior parte dos primeiros apóstolos e discípulos já tinha
morrido, e, uma nova geração de líderes estava assumindo. Isto causava tensões,
ciúmes e brigas: "Quem é o maior?" (9,34.37;10,41). Por isso trata
também do problema das lideranças, destacando a importância do ser discípulo.
Lucas ensinou aos cristãos de todos
os tempos que o chamado é de iniciativa de Jesus, mas que a conversão e o
seguimento exigem fascínio por sua Pessoa e aceitação das condições por ele
apresentadas, as condições que só se explicam mediante o sofrimento e a Cruz de
cada dia. Assim, o Santo Padre, hoje Beato João Paulo II, escreveu com
propriedade para o Congresso Internacional sobre São Lucas, em 2000
"Se alguém quiser vir após
Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-Me" (Lc
9, 23). Diz o Santo Padre, "Para Lucas, ser cristão significa seguir Jesus
no caminho que Ele percorre (19, 57; 10, 38; 13, 22; 14, 25). É Jesus mesmo que
toma a iniciativa e chama a segui-Lo, e fá-lo de modo decisivo, inconfundível,
mostrando assim a sua identidade completamente fora do comum, o seu mistério de
Filho, que conhece o Pai e O revela (cf. Lc 10, 22). Na origem da
decisão de seguir Jesus está a opção fundamental em favor da sua Pessoa. Se não
se é fascinado pelo rosto de Cristo não se consegue segui-Lo com fidelidade e
constância, também porque Jesus caminha por uma via impérvia, põe condições
extremamente exigentes e se dirige rumo a um destino paradoxal, o da Cruz.
Lucas sublinha que Jesus não ama compromissos e requer o empenho da pessoa
inteira, um decisivo desprendimento de toda a nostalgia do passado, dos
condicionamentos familiares, da posse dos bens materiais" (cf. Lc
9, 57-62; 14, 26-33) - Mensagem do Santo Padre
João Paulo II - hoje Beato, ao Congresso Internacional sobre São Lucas
em 15 de outubro de 2000.
Estela Márcia (Adaptações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário