quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DOM GREGÓRIO PAIXÃO, seja bem vindo!

 
Neste dia 10 de outubro de 2012, o Papa Bento XVI nomeou bispo da Diocese de Petrópolis: Dom Gregório Paixão, OSB (Leozírio Paixão Neto) (Aracaju,3 de Novembrode 1964), é um monge beneditino,
Deus seja louvado por essa dádiva que a nossa Diocese de Petrópolis está recebendo neste dia memorável!
N. S. do Amor Divino, rogai por nós!
N. S. de Montserat, rogai por nós!
São Bento e Santa Escolástica, rogai por nós!
Santa Teresa, Santa Teresinha e São João da Cruz, intercedei por nós!
 
Biografia
Dom Gregório realizou seus estudos fundamental e médio no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracaju. Estudou filosofia e teologia no Instituto de Teologia dos Beneditinos no Rio de Janeiro (afiliado ao Pontifício Ateneu Santo Anselmo, Roma). Realizou estudos complementares em Antropologia na Universidade Livre de Amsterdam, Países Baixos. Estudou piano e órgão no Instituto de Música da Universidade Católica de São Salvador.
Dom Gregório ingressou no noviciado da Ordem de São Bento em 1984, no Mosteiro de São Bento da Bahia. Fez sua profissão simples em 7 de dezembro de 1986 e emitiu seus votos solenes no dia 8 de dezembro de 1989.
Recebeu a ordenação diaconal no dia 18 de junho de 1992, das mãos de Dom Ricardo Josef Weberberger, OSB. No dia 21 de março de 1993, o Cardeal Moreira Neves conferiu-lhe a ordenação presbiteral.
No dia 7 de julho de 2006 o Papa Bento XVI nomeou Dom Gregório Paixão para a função de bispo auxiliar de Salvador, com a sede titular de Ficus.
No dia 29 de julho de 2006, Dom Gregório recebeu a ordenação episcopal pelas mãos do Arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Majella e de Dom João Carlos Petrini e Dom Josafá Menezes da Silva.
Dentre os bispos auxiliares, Dom Gregório é um dos mais populares, tendo grande aceitação entre os fiéis católicos de Salvador. É um homem de cultura considerável e de semblante sempre sorridente e receptivo a todos. De caráter conciliador e espontâneo, possui grande penetração em todos os movimentos da Igreja na Arquidiocese de Salvador.
Não apoiava abertamente a implantação da Missa Tridentina e os movimentos mais tradicionais apenas por respeito a seu superior, Dom Geraldo Majella Agnelo, embora os compreenda e, em determinados momentos, até os defenda. Em síntese, é um bispo respeitável, sensato e dotado de grande cultura.
Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação, Ensino Religioso e Universidades da CNBB.
 
Obras publicadas
São Bento, um Mestre para o nosso tempo
Devocionário de Santa Escolástica
Como ensinar seu filho a estudar
Fábulas de La Fontaine
Ligações externas
Dom Gregório Paixão Arquidiocese de São Salvador da Bahia
Bishop Gregório (Leozírio) Paixão Neto, O.S.B. Catholic hierarchy (em inglês)
 
Precedido por
Dom Filippo Santoro
Bispo de Petrópolis
2012 - Atualidade
Sucedido por
'
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário