sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Ano da Fé proclamado pelo Santo Padre


O Ano da Fé proclamado pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, no dia 11 de outubro de 2012 deu início a um momento de renovação da fé da Igreja que contempla os 50 Anos do Concílio Vaticano II e os 20 Anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica – como já temos refletido há algumas semanas neste Blog.
Conforme a homilia da Missa de Abertura do Ano da Fé, lembramos os principais aspectos destacados pelo Santo Padre quando revela ao mundo
Em sua homilia de abertura do Ano da Fé, o Santo Padre ressaltou que a importância de se promover uma Nova Evangelização nos dias de hoje, já que vivemos um ‘deserto espiritual’ nestes últimos decênios e que, muito mais que prestarmos honras superficiais ao Concílio Vaticano II, precisamos ‘redescobrir a alegria de crer’. Fazendo referência ao ‘tempo do Concílio’, destacou: “Se a Igreja hoje propõe um novo Ano da fé e a nova evangelização, não é para prestar honras a uma efeméride, mas porque é necessário, ainda mais do que há 50 anos! (...) Nos últimos decênios tem-se visto o avanço de uma "desertificação" espiritual. Qual fosse o valor de uma vida, de um mundo sem Deus, no tempo do Concílio já se podia perceber a partir de algumas páginas trágicas da história, mas agora, infelizmente, o vemos ao nosso redor todos os dias. É o vazio que se espalhou. No entanto, é precisamente a partir da experiência deste deserto, deste vazio, que podemos redescobrir a alegria de crer, a sua importância vital para nós homens e mulheres”
Disse ainda, que ‘no deserto redescobrimos o essencial para a vida’, propondo que este Ano da Fé seja ‘uma peregrinação nos desertos do mundo contemporâneo, em que se deve levar apenas o que é essencial ... o Evangelho e a fé da Igreja’, pautados à Luz dos documentos da igreja, especialmente os documentos do Concílio Vaticano II e o Catecismo da Igreja. Dando voz ao espírito deste Ano da Fé, o Sínodo da Nova Evangelização para a transmissão da fé – de 07 a 28 de outubro - vem nos trazer as linhas mestras para vivermos o novo ardor da fé com base nas respostas aos vários questionamentos estruturados em três capítulos básicos: Tempo de "nova evangelização"; Proclamar O Evangelho de Jesus Cristo; Iniciação à experiência cristã.
Deus nos abençoe! Nossa Senhora Estrela da Evangelização nos guie!
Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário