sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sejamos consumidos pelo Amor!

  
         "Não se é consumido pelo amor senão quando se entrega totalmente ao amor". (Santa Teresinha)
         A Festa do Sagrado Coração de Jesus é a grande solenidade do Amor de Deus que se fez homem para nos salvar. Santa Teresinha expressa, com tamanha simplicidade o profundo do amor sem medidas com que nosso Deus quis nos cumular. Só seremos capazes de compreender tamanho amor se buscarmos penetrar em tal Mistério. Se nos deixarmos amar, ou melhor, ser consumidos pelo amor.
         Infelizmente o ser humano limitado por sua carne jamais compreenderá tamanho Amor que fez com que Deus desse aos que amava Seu próprio Filho. Mas nem tudo está perdido, pois nessa doação e entrega de Cruz, o Pai concedeu ao Seu Filho Único ressurreição e glorificação com o penhor do Espírito. Do lado aberto pela lança, Jesus derramou para a humanidade o Sangue da Dor e a Água da Graça que salvaram de uma vez por todas a humanidade inteira.
         A solenidade de hoje quer celebrar "Este" jorrar de Água e Sangue que foram e são capazes de nos trazer toda fonte de bem. A grande fonte do bem que Deus quer derramar em nós hoje é a inesgotável fonte de Seu Amor Soberano. Amor que o mundo jamais conseguirá compreender, mas que poderá traduzi-Lo em vida.  
         São Paulo num êxtase de sua entrega ao Mistério de Cristo em sua vida intercede por nós e nos ensina a estarmos de joelhos diante da grandeza do Pai, para que "segundo a riqueza de sua glória", possamos ser "robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior" (Ef 3,16). Portanto, estejamos certos de que é o através do Espírito Santo, que é o "Amor do Pai e do Filho" que seremos capacitados a conceber tão grande Mistério.
         É através do Espírito que o Mistério do Amor de Deus nos faz compreender o fundamento da experiência em Cristo Jesus no poder da fé e na totalidade de Sua suma doação. É promessa de Deus por meio de São Paulo, "Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus". (Ef 8,18-19)
         O chamado do Sagrado Coração de Jesus neste dia é o "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas." (Mt 11,28-29)
         As angústias do cotidiano nos pesa, os relacionamentos se esvaziam, as tribulações aumentam, as orações se escasseam e os corações mergulham num desânimo que homem algum poderá socorrer-nos. Então,  entreguemos ao Sagrado Coraçao de Jesus Cristo os nossos fardos, a fim de sermos aliviados. E com Ele aprendamos a vencer tais tribulações com a mansidão e a humildade que encontraremos em sua profundidade.
         A proposta da Igreja neste dia, ao celebrarmos esta solenidade, é a do mergulho no Sangue e Água do Coração de Jesus, para Dele recebermos toda cura, libertação e unção de Seu Espírito para assim encontrarmos o refrigério para o nosso pequeno e humano coração, a soluções para as tribulações da vida na capacidade de compreender "a largura, o comprimento, a altura e a profundidade" do amor de Cristo. Com Santa Teresinha, deixemo-nos ser consumidos pelo Amor numa entrega total ao Amor.
Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós!!!
Estela Márcia, 15 de junho de 2012.

                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário