“Ó precioso e admirável banquete, fonte de salvação e repleto de suavidade ... nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais.”(S. Tomás de Aquino)
A Eucaristia é o memorial singular do Amor de Cristo. O Banquete Celestial.
Na maior das “Ações de Graças” dadas ao Pai, acontece o “maior” Milagre da vida de todo o cristão que ora e espera a salvação. É o mistério de Deus curando, libertando e salvando o seu povo.
O cristão que persevera e se compromete com o Senhor, precisa buscar na fonte real de Salvação o alimento próprio para a sua alma. Da mesma maneira que o corpo físico necessita do alimento para se manter firme, de pé, em condições de viver e trabalhar; assim também ocorre com o “alimento celestial” que se banqueteia em toda Santa Missa, “Ele” nutre a alma e o espírito, e faz crescer neste ser uma fé incomensurável (sem medidas), porém é necessário desejar recebê-lo como alimento.
A alma fiel, nutrida pela Eucaristia, é uma alma preparada para o combate físico ou espiritual. Saiba que, na medida que a alma se fortalece, todo o corpo físico também, encontra forças de restauração. É o remédio celestial que todo cristão precisa.
A Eucaristia é a prova do Grande e Infinito Amor do Pai por toda a humanidade, que precisa ser transformada.
O Pai em Sua Infinita Misericórdia nos deu Seu Filho único. E não bastando esta plena doação da Salvação, deu-nos “antecipar a vida eterna unindo-nos à liturgia do céu” (CIC 1326), quando Deus será tudo em todos, quando não mais seremos carentes de afeto, de amor, e não sentiremos mais dor ou cansaço.
Com formas e maneiras variadas nos referimos a este Mistério de Amor com significações próprias, nas quais evocamos o Seu Poder com sabor de eternidade. Assim a Igreja nos ensina (CIC 13287-1332) que neste sacramento encontramos o que Ele mesmo traduz. Ao mesmo tempo que Faz, Realiza a nova e eterna salvação, então ...
ÉEucaristia, porque é ação de Graças a Deus por tão imenso e renovado Amor pelos seus que incansavelmente se entrega e doa.
ÉCeia do Senhor, porque se trata da refeição que o Senhor quis fazer com os seus na véspera de Sua Paixão, e assim quer também conosco cear e permitir que vivamos tão grande Mistério, não mais de despedida, mas de entrada no Céu.
ÉFração do Pão, porque todos os que comem do único pão partido, o Cristo, entra em comunhão com ele e já não formam senão um só corpo nele.
ÉAssembléia Eucarística, porque é celebrada no meio do povo para o povo e com o povo, num eterno convite a serem expressão visível da Igreja.
ÉMemorial, porque evoca e atualiza a Paixão e a Ressurreição do Senhor, e renova em nós a esperança do Céu.
ÉSanto Sacrifício, porque atualiza a única e eterna entrega de Cristo que é Santo e se fez oferenda ao Pai e à Igreja.
ÉSanta e divina liturgia, porque nela Jesus Cristo, que é Deus, se encontra a serviço do Pai para os homens, que se faz Carne e Sangue, como alimento de eterna salvação. É 'divina' porque se torna o centro e a expressão mais pura da celebração da vida.
ÉComunhão, porque é fonte de união a Cristo e aos irmãos num único dom de reconciliação e perdão, amor e paz.
ÉSanta Missa, porque a salvação experimentada se traduz em missão que santifica aos que a vivem e os impulsiona ao anúncio.
Que maravilha!! Que grandeza!! Que poder!!
Certos de que este “precioso e admirável banquete” contém toda a fonte de 'Graças e Bênçãos', mergulhemos no Mistério da Salvação que se oferece em nossos altares! Ao querermos fazer de nossa vida um louvor ao Pai, precisamos celebrar junto de Seu Filho o Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição. Precisamos celebrar com a vida, o desejo e a fé a 'Sagrada Paixão' do Senhor que se declara a nós com intenso Amor e Entrega em cada Eucaristia celebrada.
Quantas vezes nos queixamos da falta de paz, amor e união em nossos lares, em nossas comunidades, em nossos relacionamentos, com nossos próximos... Celebremos com o Senhor a Eucaristia e nos permitamos ser perdoados, sarados e amados pelo Pai, no Filho com o Espírito Santo.
"Eis o Mistério da Fé!"
Ó Memorial singular do Amor !!!
Estela Márcia, atualizado em 07 de junho de2012(de 17.03.2003)
Amoooooooooooo muito tudo isso!
ResponderExcluirO Mistério da Sagrada Eucaristia me encanta...
Um Deus tão maravilhoso que escondido se deixa encontrar!
Graças a Deus sou Católica!
Mariana Saldanha