quinta-feira, 7 de junho de 2012

“Ó precioso e admirável banquete, fonte de salvação e repleto de suavidade ... nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais.”(S. Tomás de Aquino)
A Eucaristia é o memorial singular do Amor de Cristo. O Banquete Celestial.
Na maior das “Ações de Graças” dadas ao Pai, acontece o “maior” Milagre da vida de todo o cristão que ora e espera a salvação. É o mistério de Deus curando, libertando e salvando o seu povo.
O cristão que persevera e se compromete com o Senhor, precisa buscar na fonte real de Salvação o alimento próprio para a sua alma. Da mesma maneira que o corpo físico necessita do alimento para se manter firme, de pé, em condições de viver e trabalhar; assim também ocorre com o “alimento celestial” que se banqueteia em toda Santa Missa, “Ele” nutre a alma e o espírito, e faz crescer neste ser uma fé incomensurável (sem medidas), porém é necessário desejar recebê-lo como alimento.
A alma fiel, nutrida pela Eucaristia, é uma alma preparada para o combate físico ou espiritual. Saiba que, na medida que a alma se fortalece, todo o corpo físico também, encontra forças de restauração. É o remédio celestial que todo cristão precisa.
A Eucaristia é a prova do Grande e Infinito Amor do Pai por toda a humanidade, que precisa ser transformada.
O Pai em Sua Infinita Misericórdia nos deu Seu Filho único. E não bastando esta plena doação da Salvação, deu-nos “antecipar a vida eterna unindo-nos à liturgia do céu” (CIC 1326), quando Deus será tudo em todos, quando não mais seremos carentes de afeto, de amor, e não sentiremos mais dor ou cansaço.
Com formas e maneiras variadas nos referimos a este Mistério de Amor com significações próprias, nas quais evocamos o Seu Poder com sabor de eternidade. Assim a Igreja nos ensina (CIC 13287-1332) que neste sacramento encontramos o que Ele mesmo traduz. Ao mesmo tempo que Faz, Realiza a nova e eterna salvação, então ...
ÉEucaristia, porque é ação de Graças a Deus por tão imenso e renovado Amor pelos seus que incansavelmente se entrega e doa.
ÉCeia do Senhor, porque se trata da refeição que o Senhor quis fazer com os seus na véspera de Sua Paixão, e assim quer também conosco cear e permitir que vivamos tão grande Mistério, não mais de despedida, mas de entrada no Céu.
ÉFração do Pão, porque todos os que comem do único pão partido, o Cristo, entra em comunhão com ele e já não formam senão um só corpo nele.
ÉAssembléia Eucarística, porque é celebrada no meio do povo para o povo e com o povo, num eterno convite a serem expressão visível da Igreja.
ÉMemorial, porque evoca e atualiza a Paixão e a Ressurreição do Senhor, e renova em nós a esperança do Céu.
ÉSanto Sacrifício, porque atualiza a única e eterna entrega de Cristo que é Santo e se fez oferenda ao Pai e à Igreja.
ÉSanta e divina liturgia, porque nela Jesus Cristo, que é Deus, se encontra a serviço do Pai para os homens, que se faz Carne e Sangue, como alimento de eterna salvação. É 'divina' porque se torna o centro e a expressão mais pura da celebração da vida.
ÉComunhão, porque é fonte de união a Cristo e aos irmãos num único dom de reconciliação e perdão, amor e paz.
ÉSanta Missa, porque a salvação experimentada se traduz em missão que santifica aos que a vivem e os impulsiona ao anúncio.
Que maravilha!! Que grandeza!! Que poder!!
Certos de que este “precioso e admirável banquete” contém toda a fonte de 'Graças e Bênçãos', mergulhemos no Mistério da Salvação que se oferece em nossos altares! Ao querermos fazer de nossa vida um louvor ao Pai, precisamos celebrar junto de Seu Filho o Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição. Precisamos celebrar com a vida, o desejo e a fé a 'Sagrada Paixão' do Senhor que se declara a nós com intenso Amor e Entrega em cada Eucaristia celebrada.
Quantas vezes nos queixamos da falta de paz, amor e união em nossos lares, em nossas comunidades, em nossos relacionamentos, com nossos próximos... Celebremos com o Senhor a Eucaristia e nos permitamos ser perdoados, sarados e amados pelo Pai, no Filho com o Espírito Santo.
"Eis o Mistério da Fé!"
Ó Memorial singular do Amor !!!
Estela Márcia, atualizado em 07 de junho de2012(de 17.03.2003)

Um comentário:

  1. Amoooooooooooo muito tudo isso!
    O Mistério da Sagrada Eucaristia me encanta...
    Um Deus tão maravilhoso que escondido se deixa encontrar!
    Graças a Deus sou Católica!
    Mariana Saldanha

    ResponderExcluir