terça-feira, 12 de junho de 2012

"AMOR É DECISÃO"

               Perguntado por um doutor da lei: "Mestre que devo fazer para herdar a vida eterna?", disse-lhe Jesus: "Que está escrito na Lei? Como lês?" Ele respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus, de todo o coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento (Dt 6,5); e o teu próximo como a ti mesmo". Mas o Senhor Jesus não parou a aí. No Evangelho de Lucas Ele propõe a parábola do Bom Samaritano.

                Pautada neste Evangelho faria a seguinte pergunta: Até onde vai o nosso desejo de eternidade? O que temos feito por isso? Será que estamos conscientes de que eternidade e amor estão intimamente ligados? Estamos conscientes de que um aspecto e outro se completa na vida comum, mas também na vida de duas pessoas que querem se amar?

                Que um precisa do outro para se completar muitos casais já compreenderam, mas em muitos casos não se permitem ser aquilo que o outro deseja. Pois, quando estamos num relacionamento a dois, do relacionamento humano, precisamos estar abertos para o sentido pleno do amor. E amor não é simplesmente um sentimento, uma poesia, um encanto mágico, ele é decisão de vida de partilha, de compromisso e de entrega.

                Erram todas as pessoas que entram num relacionamento - namoro, noivado, casamento e/ou vida comunitária, para apenas se realizarem e apenas se fazerem felizes, pois o compromisso do amor é estar a serviço do outro.

                E o que entendemos de serviço ao outro? Cansaço, peso, sofrimento ... não. O serviço do amor é o da amizade, da companhia, da partilha das alegrias e das tristezas, da compreensão, do respeito e das necessidades do outro. Por vezes, o amor irá se sustentar em um simples olhar de ternura, onde as palavras não darão conta de responder aos apelos e as carências do momento do outro. Em outras ainda, num abraço, que poderá ser uma troca de carinho, mas também um pedido de desculpas, o aprovo do perdão e a queda das resistências de algum mal entendido.

                Belissimamente, o amor humano jamais acaba (I Cor 13), ao contrário, amadurece sempre que sabemos bem que fomos criados por Deus para amar, e que o amor tudo crê, tudo desculpa e tudo espera.

                "Deus é Amor", nos diz S. João, peçamos a Ele que nos ensine a decidir por este amor sem medidas que nos fará melhores em nossos relacionamentos. Busquemos Nele nos abastecer e nos capacitar para ser para o outro aquilo que ele precisa que sejamos.  

                Aproveitemos o dia de hoje, "Dia dos namorados" - para casais solteiros, noivos e casados, para nos dedicarmos a este compromisso de estar a serviço do amor, e por ele decidir sempre.

                                                                                                              FELIZ DIA DOS NAMORADOS!!!

                                                                                                                                             Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário